Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO PROCESSO DE ENSINAR GEOGRAFIA ATRAVÉS DA CATEGORIA LUGAR NA SALA DE AULA

Palavra-chaves: ENSINO APRENDIZAGEM, SALA DE AULA, CIÊNCIA GEOGRÁFICA, CATEGORIA LUGAR Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 59645
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 699
    "inscrito_id" => 6033
    "titulo" => "CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO PROCESSO DE ENSINAR GEOGRAFIA ATRAVÉS DA CATEGORIA LUGAR NA SALA DE AULA"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO VISA DISCUTIR A IMPORTÂNCIA DA CATEGORIA LUGAR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA, TRAZENDO IMPORTANTES CONSIDERAÇÕES SOBRE ESSE CONCEITO NA VIDA DO ALUNO, BEM COMO SUAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS, SUAS VIVÊNCIAS COTIDIANAS, E PRINCIPALMENTE COMPREENDER A CIÊNCIA GEOGRÁFICA. O OBJETO DE ESTUDO PARTIR DA INTIMIDADE/AFETIVIDADE COM O LUGAR. O TRABALHO É ESTRUTURADO POR PROCEDIMENTOS QUE PROPORCIONAM A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO, TENDO COMO PONTO DE PARTIDA UM LEVANTAMENTO TEÓRICO-BIBLIOGRÁFICO REFERENTE AO TEMA QUE BUSCOU OFERECER SUPORTE CONCEITUAL E CONSISTENTE PARA A ELABORAÇÃO DO MESMO. A METODOLOGIA CONSISTE EM PESQUISA TEÓRICA SOBRE O ENSINO DE GEOGRAFIA, PAUTADOS NA CATEGORIA LUGAR MOSTRANDO A IMPORTÂNCIA DE ENSINAR GEOGRAFIA A PARTIR DO VIVIDO DO ALUNO. PRIMEIRAMENTE O ARTIGO APRESENTA UM BREVE HISTÓRICO SOBRE A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA GEOGRAFIA NO SÉCULO XIX E PARA COMPREENDER OS CONTEÚDO E CONCEITOS GEOGRÁFICOS, DANDO DESTAQUE A CATEGORIA LUGAR, FAZ-SE NECESSÁRIO O USO DE DIFERENTES LINGUAGENS OU RECURSOS ALTERNATIVOS NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS. NESSE SENTIDO, O EXPOSTO, OBJETIVA-SE ARTICULAR QUAIS AS CONTRIBUIÇÕES DA CATEGORIA LUGAR PARA O CONHECIMENTO DA GEOGRAFIA, E QUAIS SÃO AS METODOLOGIAS MAIS ADEQUADAS, ABORDADAS EM SALA DE AULA QUE SÃO PERTINENTES PARA O PROCESSO DE COMPREENSÃO DA MESMA. A PARTIR DA VIVÊNCIA A CAMPO, O RESULTADO QUE SE TEM, É QUE O ESPAÇO É MUTÁVEL, O HOMEM QUE O TRANSFORMA, ESSAS TRANSFORMAÇÕES SÓCIOESPACIAIS SÃO PARA ATENDER AS DEMANDAS DO CAPITAL, COMO ELE SE APROPRIA E SE REESTRUTURA A PONTO DE SEGREGAR PESSOAS ATRAVÉS DE UM PROCESSO CHAMADO DE DESTERRITORIALIZAÇÃO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "ENSINO APRENDIZAGEM, SALA DE AULA, CIÊNCIA GEOGRÁFICA, CATEGORIA LUGAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID6033_27072019133534.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:33"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MURILO ALEX ROSA"
    "autor_nome_curto" => "MURILO ALEX"
    "autor_email" => "alex_anhg@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFG  - REGIONAL CATALÃO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 59645
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 699
    "inscrito_id" => 6033
    "titulo" => "CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO PROCESSO DE ENSINAR GEOGRAFIA ATRAVÉS DA CATEGORIA LUGAR NA SALA DE AULA"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO VISA DISCUTIR A IMPORTÂNCIA DA CATEGORIA LUGAR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA, TRAZENDO IMPORTANTES CONSIDERAÇÕES SOBRE ESSE CONCEITO NA VIDA DO ALUNO, BEM COMO SUAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS, SUAS VIVÊNCIAS COTIDIANAS, E PRINCIPALMENTE COMPREENDER A CIÊNCIA GEOGRÁFICA. O OBJETO DE ESTUDO PARTIR DA INTIMIDADE/AFETIVIDADE COM O LUGAR. O TRABALHO É ESTRUTURADO POR PROCEDIMENTOS QUE PROPORCIONAM A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO, TENDO COMO PONTO DE PARTIDA UM LEVANTAMENTO TEÓRICO-BIBLIOGRÁFICO REFERENTE AO TEMA QUE BUSCOU OFERECER SUPORTE CONCEITUAL E CONSISTENTE PARA A ELABORAÇÃO DO MESMO. A METODOLOGIA CONSISTE EM PESQUISA TEÓRICA SOBRE O ENSINO DE GEOGRAFIA, PAUTADOS NA CATEGORIA LUGAR MOSTRANDO A IMPORTÂNCIA DE ENSINAR GEOGRAFIA A PARTIR DO VIVIDO DO ALUNO. PRIMEIRAMENTE O ARTIGO APRESENTA UM BREVE HISTÓRICO SOBRE A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA GEOGRAFIA NO SÉCULO XIX E PARA COMPREENDER OS CONTEÚDO E CONCEITOS GEOGRÁFICOS, DANDO DESTAQUE A CATEGORIA LUGAR, FAZ-SE NECESSÁRIO O USO DE DIFERENTES LINGUAGENS OU RECURSOS ALTERNATIVOS NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS. NESSE SENTIDO, O EXPOSTO, OBJETIVA-SE ARTICULAR QUAIS AS CONTRIBUIÇÕES DA CATEGORIA LUGAR PARA O CONHECIMENTO DA GEOGRAFIA, E QUAIS SÃO AS METODOLOGIAS MAIS ADEQUADAS, ABORDADAS EM SALA DE AULA QUE SÃO PERTINENTES PARA O PROCESSO DE COMPREENSÃO DA MESMA. A PARTIR DA VIVÊNCIA A CAMPO, O RESULTADO QUE SE TEM, É QUE O ESPAÇO É MUTÁVEL, O HOMEM QUE O TRANSFORMA, ESSAS TRANSFORMAÇÕES SÓCIOESPACIAIS SÃO PARA ATENDER AS DEMANDAS DO CAPITAL, COMO ELE SE APROPRIA E SE REESTRUTURA A PONTO DE SEGREGAR PESSOAS ATRAVÉS DE UM PROCESSO CHAMADO DE DESTERRITORIALIZAÇÃO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "ENSINO APRENDIZAGEM, SALA DE AULA, CIÊNCIA GEOGRÁFICA, CATEGORIA LUGAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID6033_27072019133534.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:33"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MURILO ALEX ROSA"
    "autor_nome_curto" => "MURILO ALEX"
    "autor_email" => "alex_anhg@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFG  - REGIONAL CATALÃO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE TRABALHO VISA DISCUTIR A IMPORTÂNCIA DA CATEGORIA LUGAR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA, TRAZENDO IMPORTANTES CONSIDERAÇÕES SOBRE ESSE CONCEITO NA VIDA DO ALUNO, BEM COMO SUAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS, SUAS VIVÊNCIAS COTIDIANAS, E PRINCIPALMENTE COMPREENDER A CIÊNCIA GEOGRÁFICA. O OBJETO DE ESTUDO PARTIR DA INTIMIDADE/AFETIVIDADE COM O LUGAR. O TRABALHO É ESTRUTURADO POR PROCEDIMENTOS QUE PROPORCIONAM A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO, TENDO COMO PONTO DE PARTIDA UM LEVANTAMENTO TEÓRICO-BIBLIOGRÁFICO REFERENTE AO TEMA QUE BUSCOU OFERECER SUPORTE CONCEITUAL E CONSISTENTE PARA A ELABORAÇÃO DO MESMO. A METODOLOGIA CONSISTE EM PESQUISA TEÓRICA SOBRE O ENSINO DE GEOGRAFIA, PAUTADOS NA CATEGORIA LUGAR MOSTRANDO A IMPORTÂNCIA DE ENSINAR GEOGRAFIA A PARTIR DO VIVIDO DO ALUNO. PRIMEIRAMENTE O ARTIGO APRESENTA UM BREVE HISTÓRICO SOBRE A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA GEOGRAFIA NO SÉCULO XIX E PARA COMPREENDER OS CONTEÚDO E CONCEITOS GEOGRÁFICOS, DANDO DESTAQUE A CATEGORIA LUGAR, FAZ-SE NECESSÁRIO O USO DE DIFERENTES LINGUAGENS OU RECURSOS ALTERNATIVOS NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS. NESSE SENTIDO, O EXPOSTO, OBJETIVA-SE ARTICULAR QUAIS AS CONTRIBUIÇÕES DA CATEGORIA LUGAR PARA O CONHECIMENTO DA GEOGRAFIA, E QUAIS SÃO AS METODOLOGIAS MAIS ADEQUADAS, ABORDADAS EM SALA DE AULA QUE SÃO PERTINENTES PARA O PROCESSO DE COMPREENSÃO DA MESMA. A PARTIR DA VIVÊNCIA A CAMPO, O RESULTADO QUE SE TEM, É QUE O ESPAÇO É MUTÁVEL, O HOMEM QUE O TRANSFORMA, ESSAS TRANSFORMAÇÕES SÓCIOESPACIAIS SÃO PARA ATENDER AS DEMANDAS DO CAPITAL, COMO ELE SE APROPRIA E SE REESTRUTURA A PONTO DE SEGREGAR PESSOAS ATRAVÉS DE UM PROCESSO CHAMADO DE DESTERRITORIALIZAÇÃO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.