O PRESENTE TRABALHO VISA DISCUTIR A IMPORTÂNCIA DA CATEGORIA LUGAR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA, TRAZENDO IMPORTANTES CONSIDERAÇÕES SOBRE ESSE CONCEITO NA VIDA DO ALUNO, BEM COMO SUAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS, SUAS VIVÊNCIAS COTIDIANAS, E PRINCIPALMENTE COMPREENDER A CIÊNCIA GEOGRÁFICA. O OBJETO DE ESTUDO PARTIR DA INTIMIDADE/AFETIVIDADE COM O LUGAR. O TRABALHO É ESTRUTURADO POR PROCEDIMENTOS QUE PROPORCIONAM A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO, TENDO COMO PONTO DE PARTIDA UM LEVANTAMENTO TEÓRICO-BIBLIOGRÁFICO REFERENTE AO TEMA QUE BUSCOU OFERECER SUPORTE CONCEITUAL E CONSISTENTE PARA A ELABORAÇÃO DO MESMO. A METODOLOGIA CONSISTE EM PESQUISA TEÓRICA SOBRE O ENSINO DE GEOGRAFIA, PAUTADOS NA CATEGORIA LUGAR MOSTRANDO A IMPORTÂNCIA DE ENSINAR GEOGRAFIA A PARTIR DO VIVIDO DO ALUNO. PRIMEIRAMENTE O ARTIGO APRESENTA UM BREVE HISTÓRICO SOBRE A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA GEOGRAFIA NO SÉCULO XIX E PARA COMPREENDER OS CONTEÚDO E CONCEITOS GEOGRÁFICOS, DANDO DESTAQUE A CATEGORIA LUGAR, FAZ-SE NECESSÁRIO O USO DE DIFERENTES LINGUAGENS OU RECURSOS ALTERNATIVOS NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS. NESSE SENTIDO, O EXPOSTO, OBJETIVA-SE ARTICULAR QUAIS AS CONTRIBUIÇÕES DA CATEGORIA LUGAR PARA O CONHECIMENTO DA GEOGRAFIA, E QUAIS SÃO AS METODOLOGIAS MAIS ADEQUADAS, ABORDADAS EM SALA DE AULA QUE SÃO PERTINENTES PARA O PROCESSO DE COMPREENSÃO DA MESMA. A PARTIR DA VIVÊNCIA A CAMPO, O RESULTADO QUE SE TEM, É QUE O ESPAÇO É MUTÁVEL, O HOMEM QUE O TRANSFORMA, ESSAS TRANSFORMAÇÕES SÓCIOESPACIAIS SÃO PARA ATENDER AS DEMANDAS DO CAPITAL, COMO ELE SE APROPRIA E SE REESTRUTURA A PONTO DE SEGREGAR PESSOAS ATRAVÉS DE UM PROCESSO CHAMADO DE DESTERRITORIALIZAÇÃO.