ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO AVALIAR O STATUS (DES)MOTIVACIONAL DE ALUNOS PÚBLICA DO ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE CHAPADINHA, MA, A PARTIR DO PERFIL DE ESTUDO E DA PERCEPÇÃO ACERCA DA MOTIVAÇÃO PARA APRENDER. A MOTIVAÇÃO ESCOLAR DOS ALUNOS É ALGO QUE DEVE SER TRATADO COM SERIEDADE E PREOCUPAÇÃO, VISANDO À CONSTRUÇÃO DO SER SOCIAL, TENDO GRANDE CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA NESSE PROCESSO. ASSIM, A APLICABILIDADE DE MEDIDAS EDUCACIONAIS QUE ESTIMULEM A PROMOÇÃO DA MOTIVAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA, CONSIDERANDO O REPERTÓRIO CULTURAL E SOCIAL QUE O EDUCANDO TRAZ CONSIGO POR MEIO DA CONVIVÊNCIA COM O MEIO. A ESCOLA NÃO PODE SE LIMITAR APENAS NA REMEDIAÇÃO E/OU SOLUÇÃO DA DESMOTIVAÇÃO, MAS TAMBÉM APERFEIÇOAR A MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS. NESTE TRABALHO FOI POSSÍVEL VERIFICAR A MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS NA FASE FINAL DO ENSINO SECUNDÁRIO, E CONCLUÍ-SE QUE, MOTIVAÇÃO EM SI AINDA É ALGO COMPLEXO E TENDO CAUSAS MULTIFTORIAS, FAZENDO ASSIM NECESSÁRIAS MAIS PESQUISAS NO ÂMBITO ESCOLAR EM RELAÇÃO ÀS TEORIAS E PRÁTICAS MOTIVACIONAS.