ESTE TRABALHO SE TRATA DAS REFLEXÕES E PERCEPÇÕES PRELIMINARES DA PESQUISA SOBRE APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DESENVOLVIDA NA ESCOLA MUNICIPAL JOAQUIM CALADO COM VISTA A PROVA SAEB NO MUNICÍPIO DE ÁGUA BRANCA - PI. O MESMO INVESTIGAR E AMPLIAR AS POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO 9º ANO, DANDO-LHES OPORTUNIDADES DE REFORÇAR, APROFUNDAR E REVISAR OS CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS ESTUDADO DURANTE TODO O ENSINO FUNDAMENTAL E QUE SÃO COBRADOS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC). O TRABALHO TRAZ O PERCURSO HISTÓRICO DO SAEB EM RELAÇÃO AS CIÊNCIAS NATURAIS, COMO TAMBÉM O QUE É PROVA SAEB E PRA QUE SERVE. EM SEGUIDA, DESTACA-SE SUCINTAMENTE OS RESULTADOS DE APLICAÇÕES DE SIMULADOS PARA AVALIAR AS AULAS DE REVISÃO QUE FORAM MINISTRADAS PELO PROFESSOR DE CIÊNCIAS, BEM COMO O PROGRESSO DOS ALUNOS DIANTE DE TAIS RESULTADOS. NO QUE SE REFERE A ANÁLISE DADOS FORAM FEITAS ATRAVÉS DE GRÁFICOS MOSTRANDO A PORCENTAGEM DE ALUNOS QUE ESTÃO ACIMA E ABAIXO DA MÉDIA. O TRABALHO CONTOU COM O APOIO TEÓRICO DE ARAÚJO (2005); PESTANHA (1998) DENTRE OUTROS.