A PESQUISA TEVE COMO FINALIDADE ANALISAR DOCUMENTOS OFICIAIS, DADOS ESTATÍSTICOS DO CENSO ESCOLAR, DENTRE OUTROS DOCUMENTOS DO MUNICÍPIO DO RECIFE, A FIM DE APRESENTAR A REALIDADE DA EDUCAÇÃO INFANTIL E O CONTEXTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL DIANTE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PLANEJADAS E DEFINIDAS NAS FORMAÇÕES CONTINUADAS DOS PROFISSIONAIS QUE ATUAM NA ÁREA. PARA O DESENVOLVIMENTO DESSE TRABALHO FORAM UTILIZADOS TAIS DOCUMENTOS E AUTORES: DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL, CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988, LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL, POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, POLÍTICA DE ENSINO DA REDE MUNICIPAL DO RECIFE, CENSO ESCOLAR 2018, DIRETRIZ DE FORMAÇÃO 2019, DENTRE OUTROS. FOI PERCEPTÍVEL NESSE TRABALHO QUE OS EIXOS ESTRUTURADORES PARA EDUCAÇÃO INFANTIL CONTÊM A RELEVÂNCIA DE TRABALHAR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NESSA ETAPA ESCOLAR, PORÉM AS FORMAÇÕES CONTINUADAS NÃO ABORDAM ESPECIFICAMENTE ESSA TEMÁTICA.