FERREIRA, Taissa Gonçalves Paz. Analisando os itens étnico raciais do enem. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/59001>. Acesso em: 02/11/2024 14:40
O PRESENTE ARTIGO É UM DESDOBRAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE PEDAGOGIA INTITULADO “RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENEM: UMA PERSPECTIVA CURRICULAR”. TEM COMO TEMA A RELAÇÃO DE INTERFACE ENTRE O CURRÍCULO, A AVALIAÇÃO E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS. O OBJETIVO CENTRAL DESSA PESQUISA É COMPREENDER AS TENSÕES PRESENTES NO PROCESSO DE FORMULAÇÃO DOS ITENS. A PESQUISA QUALITATIVA BUSCA ATRAVÉS DE ANÁLISE DOCUMENTAL, COMPREENDER COMO O ENEM TRABALHA COM AS QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS EM SEUS EDITAIS E DE QUE FORMA TAL TEMÁTICA SE INSERE NOS ITENS DAS PROVAS DE 2009 A 2018. AO FINAL DA PESQUISA, A HIPÓTESE INICIAL DE QUE EXISTE UM DESCOMPASSO ENTRE OS EDITAIS E OS ITENS DAS PROVAS FOI CONFIRMADA.