ATUALMENTE, NO BRASIL, O TEMA DIREITOS HUMANOS, DESPERTA TENSÕES. SÃO VISTOS ATAQUES ÀS AÇÕES QUE TRATAM DOS DIREITOS HUMANOS NO BRASIL. ESTE ENSAIO APRESENTA AS REFLEXÕES FEITAS EM UM PROJETO DE EXTENSÃO, “AÇÃO EDUCATIVA EM DIREITOS HUMANOS”, DESENVOLVIDO NA UFFS, NOS ANOS DE 2015/16. FORAM TRATADOS VÁRIOS TEMAS, COMO: IGUALDADE, RESPEITO ÀS DIFERENÇAS, SOLIDARIEDADE E A NÃO-VIOLÊNCIA. A APROPRIAÇÃO DESSAS CONCEPÇÕES DEPENDEM DE UMA MUDANÇA CULTURAL EM DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS. VISANDO DIALOGAR SOBRE OS CAMINHOS QUE CONDUZIRIAM AS PESSOAS À ESSA MUDANÇA CULTURAL, FOI ORGANIZADO O PROJETO DE EXTENSÃO QUE SERVIU COMO SUBSÍDIO PARA A ELABORAÇÃO DO PRESENTE. A METODOLOGIA, CONTOU COM PALESTRAS, OFICINAS E LEITURAS DIRIGIDAS, PERMITINDO REFLEXÕES SOBRE A COMPREENSÃO DOS DIREITOS HUMANOS E A VISUALIZAÇÃO DAS VIOLAÇÕES QUE OCORREM NA MESORREGIÃO DA FRONTEIRA SUL. NOS RESULTADOS OBTIDOS DO REFERIDO PROJETO, OBSERVA-SE ALGUMAS PROPOSIÇÕES: A CRIAÇÃO DE UM COMPONENTE CURRICULAR OPTATIVO, EM DIREITOS HUMANOS, DISPONÍVEL PARA TODOS OS CURSOS DE GRADUAÇÃO. TAMBÉM NA PÓS-GRADUAÇÃO É PROPOSTO UMA DISCIPLINA, COM POSSIBILIDADE DE APROVEITAMENTO EM TODOS OS PROGRAMAS DA UFFS. OS INSTRUMENTOS PROPOSTOS PARA ATINGIR TAIS OBJETIVOS SÃO A ORGANIZAÇÃO DE UM GRUPO DE ESTUDOS EM DIREITOS HUMANOS E UM PPG. ESTAS PROPOSIÇÕES ESTÃO EM DESENVOLVIMENTO NO CAMPUS REALEZA, QUE DISCUTE A CRIAÇÃO DE UM MESTRADO EM DIREITOS HUMANOS. PARA A ELABORAÇÃO DO PRESENTE, FOI REALIZADA UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA/DOCUMENTAL E AS REFLEXÕES DECORREM DA ANÁLISE DIALÉTICA DO REFERENCIAL TEÓRICO E SUAS INTERFACES COM A REALIDADE LOCAL, CONSTATADA NA REALIZAÇÃO DO PROJETO SOBRE DIREITOS HUMANOS.