A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS PELOS PROFESSORES DE BIOLOGIA DE ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE INDEPENDÊNCIA - CEARÁ
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58856 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4564 "inscrito_id" => 9154 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS PELOS PROFESSORES DE BIOLOGIA DE ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE INDEPENDÊNCIA - CEARÁ" "resumo" => "ATUALMENTE, A ESCOLA ESTÁ INSERIDA NUM PROCESSO DE MODIFICAÇÕES TECNOLÓGICAS. O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO CONTEXTO EDUCACIONAL FORNECE SUPORTE PARA ATENDER AS NECESSIDADES QUE EXIGE DO SUJEITO ESTRATÉGIAS PARA APERFEIÇOAR AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. A PESQUISA OBJETIVOU IDENTIFICAR A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO POR DOCENTES DE BIOLOGIA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO MUNICÍPIO DE INDEPENDÊNCIA – CE. PARA DESENVOLVER ESTA PESQUISA FOI DELINEADO SUAS DIMENSÕES, LOGO EM SEGUIDA, REALIZOU-SE A IDENTIFICAÇÃO DOS SUJEITOS PARTICIPANTES, COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS UTILIZOU-SE UM QUESTIONÁRIO. A PARTIR DOS DADOS OBTIDOS, VERIFICOU-SE QUE TODOS OS PARTICIPANTES AFIRMAM UTILIZAR AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO AMBIENTE DE SALA AULA DE BIOLOGIA. CERCA DE 71, 4% DOS EDUCADORES, AFIRMAM QUE A UTILIZAÇÃO DESTAS TECNOLOGIAS TORNAM AS AULAS DINÂMICAS E ATRATIVAS, JÁ OS RECURSOS DIGITAIS EDUCACIONAIS MAIS UTILIZADOS EM SALA DE AULA, CERCA DE 85, 7% O “COMPUTADOR AUXILIADO COM O DATA SHOW. DENTRE OS FATORES MENCIONADOS, FORAM APONTADOS COMO OS PRINCIPAIS FATORES QUE DIFICULTAM O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS, FALTA DE SUPORTE TÉCNICO, CONDIÇÕES RUINS DE LABORATÓRIOS, INEXISTÊNCIA DOS MESMOS, QUANTIDADE DE RECURSOS INSUFICIENTES. PORTANTO, AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO AUXILIAM NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA DE FORMA EFICAZ, TORNANDO-SE UM RECURSO NECESSÁRIO À PRÁTICA EDUCATIVA, ALÉM DISSO, ESSAS FERRAMENTAS EDUCACIONAIS TAMBÉM AMPLIAM AS INFORMAÇÕES, DESPERTAM A INTERAÇÃO ENTRE OS ALUNOS, O SENSO CRÍTICO, EXERCE UMA RELAÇÃO ENTRE OS CONCEITOS TEÓRICOS E PRÁTICOS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "ESCOLA, DOCENTES, TECNOLOGIAS DIGITAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA19_ID9154_26092019194045.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIANE OLIVEIRA DO NASCIMENTO " "autor_nome_curto" => "ELIANE OLIVEIRA" "autor_email" => "elianelvr56@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ -IFCE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58856 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4564 "inscrito_id" => 9154 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS PELOS PROFESSORES DE BIOLOGIA DE ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE INDEPENDÊNCIA - CEARÁ" "resumo" => "ATUALMENTE, A ESCOLA ESTÁ INSERIDA NUM PROCESSO DE MODIFICAÇÕES TECNOLÓGICAS. O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO CONTEXTO EDUCACIONAL FORNECE SUPORTE PARA ATENDER AS NECESSIDADES QUE EXIGE DO SUJEITO ESTRATÉGIAS PARA APERFEIÇOAR AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. A PESQUISA OBJETIVOU IDENTIFICAR A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO POR DOCENTES DE BIOLOGIA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO MUNICÍPIO DE INDEPENDÊNCIA – CE. PARA DESENVOLVER ESTA PESQUISA FOI DELINEADO SUAS DIMENSÕES, LOGO EM SEGUIDA, REALIZOU-SE A IDENTIFICAÇÃO DOS SUJEITOS PARTICIPANTES, COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS UTILIZOU-SE UM QUESTIONÁRIO. A PARTIR DOS DADOS OBTIDOS, VERIFICOU-SE QUE TODOS OS PARTICIPANTES AFIRMAM UTILIZAR AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO AMBIENTE DE SALA AULA DE BIOLOGIA. CERCA DE 71, 4% DOS EDUCADORES, AFIRMAM QUE A UTILIZAÇÃO DESTAS TECNOLOGIAS TORNAM AS AULAS DINÂMICAS E ATRATIVAS, JÁ OS RECURSOS DIGITAIS EDUCACIONAIS MAIS UTILIZADOS EM SALA DE AULA, CERCA DE 85, 7% O “COMPUTADOR AUXILIADO COM O DATA SHOW. DENTRE OS FATORES MENCIONADOS, FORAM APONTADOS COMO OS PRINCIPAIS FATORES QUE DIFICULTAM O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS, FALTA DE SUPORTE TÉCNICO, CONDIÇÕES RUINS DE LABORATÓRIOS, INEXISTÊNCIA DOS MESMOS, QUANTIDADE DE RECURSOS INSUFICIENTES. PORTANTO, AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO AUXILIAM NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA DE FORMA EFICAZ, TORNANDO-SE UM RECURSO NECESSÁRIO À PRÁTICA EDUCATIVA, ALÉM DISSO, ESSAS FERRAMENTAS EDUCACIONAIS TAMBÉM AMPLIAM AS INFORMAÇÕES, DESPERTAM A INTERAÇÃO ENTRE OS ALUNOS, O SENSO CRÍTICO, EXERCE UMA RELAÇÃO ENTRE OS CONCEITOS TEÓRICOS E PRÁTICOS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "ESCOLA, DOCENTES, TECNOLOGIAS DIGITAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA19_ID9154_26092019194045.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIANE OLIVEIRA DO NASCIMENTO " "autor_nome_curto" => "ELIANE OLIVEIRA" "autor_email" => "elianelvr56@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ -IFCE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }