ATUALMENTE, A ESCOLA ESTÁ INSERIDA NUM PROCESSO DE MODIFICAÇÕES TECNOLÓGICAS. O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO CONTEXTO EDUCACIONAL FORNECE SUPORTE PARA ATENDER AS NECESSIDADES QUE EXIGE DO SUJEITO ESTRATÉGIAS PARA APERFEIÇOAR AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. A PESQUISA OBJETIVOU IDENTIFICAR A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO POR DOCENTES DE BIOLOGIA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO MUNICÍPIO DE INDEPENDÊNCIA – CE. PARA DESENVOLVER ESTA PESQUISA FOI DELINEADO SUAS DIMENSÕES, LOGO EM SEGUIDA, REALIZOU-SE A IDENTIFICAÇÃO DOS SUJEITOS PARTICIPANTES, COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS UTILIZOU-SE UM QUESTIONÁRIO. A PARTIR DOS DADOS OBTIDOS, VERIFICOU-SE QUE TODOS OS PARTICIPANTES AFIRMAM UTILIZAR AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO AMBIENTE DE SALA AULA DE BIOLOGIA. CERCA DE 71, 4% DOS EDUCADORES, AFIRMAM QUE A UTILIZAÇÃO DESTAS TECNOLOGIAS TORNAM AS AULAS DINÂMICAS E ATRATIVAS, JÁ OS RECURSOS DIGITAIS EDUCACIONAIS MAIS UTILIZADOS EM SALA DE AULA, CERCA DE 85, 7% O “COMPUTADOR AUXILIADO COM O DATA SHOW. DENTRE OS FATORES MENCIONADOS, FORAM APONTADOS COMO OS PRINCIPAIS FATORES QUE DIFICULTAM O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS, FALTA DE SUPORTE TÉCNICO, CONDIÇÕES RUINS DE LABORATÓRIOS, INEXISTÊNCIA DOS MESMOS, QUANTIDADE DE RECURSOS INSUFICIENTES. PORTANTO, AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO AUXILIAM NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA DE FORMA EFICAZ, TORNANDO-SE UM RECURSO NECESSÁRIO À PRÁTICA EDUCATIVA, ALÉM DISSO, ESSAS FERRAMENTAS EDUCACIONAIS TAMBÉM AMPLIAM AS INFORMAÇÕES, DESPERTAM A INTERAÇÃO ENTRE OS ALUNOS, O SENSO CRÍTICO, EXERCE UMA RELAÇÃO ENTRE OS CONCEITOS TEÓRICOS E PRÁTICOS.