A TENACIDADE DO COTIDIANO NA OBRA DE CIDINHA DA SILVA: REVIRANDO O BAÚ NA SALA DE AULA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58826 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 523 "inscrito_id" => 8350 "titulo" => "A TENACIDADE DO COTIDIANO NA OBRA DE CIDINHA DA SILVA: REVIRANDO O BAÚ NA SALA DE AULA" "resumo" => "A LITERATURA AFRO-BRASILEIRA VEM CONQUISTANDO CADA VEZ MAIS ESPAÇO NO AMBIENTE ACADÊMICO, MAS MUITO POUCO CHEGA AOS EDUCANDOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. A PARTIR DA LEI 10639/03, QUE INCLUI A OBRIGATORIEDADE DO ESTUDO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA, A ESCOLA PRECISA OFERECER AOS ESTUDANTES A SUA REFLEXÃO COMO CONSTITUINTE E FORMADORA DA SOCIEDADE BRASILEIRA, VALORIZANDO O PAPEL DO NEGRO COMO SUJEITO FORMADOR DA HISTÓRIA DO NOSSO PAÍS, VISTO QUE O QUE SE TEM ENSINADO NAS ESCOLAS QUANTO A HISTÓRIA DA ÁFRICA SE LIMITA À HISTÓRIA DA ESCRAVIDÃO E DO POVO ESCRAVIZADO. A LITERATURA NEGRA TRABALHADA EM SALA DE AULA AINDA NÃO ROMPEU OS PADRÕES ESTÉTICOS CLÁSSICOS OU DA TRADIÇÃO BRASILEIRA. APRESENTO ENTÃO UMA PROPOSTA DE TRABALHO COM UMA AUTORA AFRODESCENDENTE: CIDINHA DA SILVA, ESCRITORA MINEIRA, QUE APARECE DENTRO DO PANORAMA LITERÁRIO ATUAL, TRABALHANDO COM A LITERATURA NEGRA, UMA LITERATURA MARGINAL AO CÂNONE, QUE TRATA DE TEMAS RELACIONADOS AO CONCEITO DE NEGRITUDE, O PRECONCEITO RACIAL, A CULTURA AFRO-BRASILEIRA, RELIGIÃO DE MATRIZ AFRICANA, COMPORTAMENTO, MÚSICA, DE FORMA NATURAL, LEVE E QUE ATINGE O PÚBLICO INFANTO-JUVENIL, COM SUAS HISTÓRIAS, CONTOS, CRÔNICAS EM QUE PODEMOS NOS RECONHECER DENTRO DO ENREDO, NOS PERSONAGENS E ATÉ MESMO NAS AÇÕES DO DIA A DIA. ESTE TRABALHO PROPÕE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA VOLTADA PARA A LEITURA E ESCRITA DO GÊNERO TEXTUAL CRÔNICA, MAIS ESPECIFICAMENTE DA OBRA BAÚ DE MIUDEZAS, SOL E CHUVA (2014), QUE TEM COMO OBJETIVO INTERFERIR NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II DA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO A PARTIR DA VALORIZAÇÃO CULTURAL E CONSCIENTIZAÇÃO DE SUA IDENTIDADE E SEU PAPEL NO MUNDO. A PESQUISA APRESENTA UM ENFOQUE DIDÁTICO-PEDAGÓGICO, FUNDAMENTADA NOS PCN’S, NA LEI 10.639/03, EM CANDIDO (2010, 1998, 1995), COSSON (2009), FREIRE (1987) E MUNANGA (2009, 2000)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "LITERATURA AFRO-BRASILEIRA, IDENTIDADE, CULTURA, LETRAMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA6_ID8350_14072019191034.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELA GRAZIELLY ROCHA" "autor_nome_curto" => "MARCELA ROCHA" "autor_email" => "marcela.rocha@gmail.com" "autor_ies" => "SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DA CULTURA DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58826 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 523 "inscrito_id" => 8350 "titulo" => "A TENACIDADE DO COTIDIANO NA OBRA DE CIDINHA DA SILVA: REVIRANDO O BAÚ NA SALA DE AULA" "resumo" => "A LITERATURA AFRO-BRASILEIRA VEM CONQUISTANDO CADA VEZ MAIS ESPAÇO NO AMBIENTE ACADÊMICO, MAS MUITO POUCO CHEGA AOS EDUCANDOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. A PARTIR DA LEI 10639/03, QUE INCLUI A OBRIGATORIEDADE DO ESTUDO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA, A ESCOLA PRECISA OFERECER AOS ESTUDANTES A SUA REFLEXÃO COMO CONSTITUINTE E FORMADORA DA SOCIEDADE BRASILEIRA, VALORIZANDO O PAPEL DO NEGRO COMO SUJEITO FORMADOR DA HISTÓRIA DO NOSSO PAÍS, VISTO QUE O QUE SE TEM ENSINADO NAS ESCOLAS QUANTO A HISTÓRIA DA ÁFRICA SE LIMITA À HISTÓRIA DA ESCRAVIDÃO E DO POVO ESCRAVIZADO. A LITERATURA NEGRA TRABALHADA EM SALA DE AULA AINDA NÃO ROMPEU OS PADRÕES ESTÉTICOS CLÁSSICOS OU DA TRADIÇÃO BRASILEIRA. APRESENTO ENTÃO UMA PROPOSTA DE TRABALHO COM UMA AUTORA AFRODESCENDENTE: CIDINHA DA SILVA, ESCRITORA MINEIRA, QUE APARECE DENTRO DO PANORAMA LITERÁRIO ATUAL, TRABALHANDO COM A LITERATURA NEGRA, UMA LITERATURA MARGINAL AO CÂNONE, QUE TRATA DE TEMAS RELACIONADOS AO CONCEITO DE NEGRITUDE, O PRECONCEITO RACIAL, A CULTURA AFRO-BRASILEIRA, RELIGIÃO DE MATRIZ AFRICANA, COMPORTAMENTO, MÚSICA, DE FORMA NATURAL, LEVE E QUE ATINGE O PÚBLICO INFANTO-JUVENIL, COM SUAS HISTÓRIAS, CONTOS, CRÔNICAS EM QUE PODEMOS NOS RECONHECER DENTRO DO ENREDO, NOS PERSONAGENS E ATÉ MESMO NAS AÇÕES DO DIA A DIA. ESTE TRABALHO PROPÕE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA VOLTADA PARA A LEITURA E ESCRITA DO GÊNERO TEXTUAL CRÔNICA, MAIS ESPECIFICAMENTE DA OBRA BAÚ DE MIUDEZAS, SOL E CHUVA (2014), QUE TEM COMO OBJETIVO INTERFERIR NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II DA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO A PARTIR DA VALORIZAÇÃO CULTURAL E CONSCIENTIZAÇÃO DE SUA IDENTIDADE E SEU PAPEL NO MUNDO. A PESQUISA APRESENTA UM ENFOQUE DIDÁTICO-PEDAGÓGICO, FUNDAMENTADA NOS PCN’S, NA LEI 10.639/03, EM CANDIDO (2010, 1998, 1995), COSSON (2009), FREIRE (1987) E MUNANGA (2009, 2000)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "LITERATURA AFRO-BRASILEIRA, IDENTIDADE, CULTURA, LETRAMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA6_ID8350_14072019191034.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELA GRAZIELLY ROCHA" "autor_nome_curto" => "MARCELA ROCHA" "autor_email" => "marcela.rocha@gmail.com" "autor_ies" => "SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DA CULTURA DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }