ESTE TEXTO APRESENTA UM ESTUDO TEÓRICO QUE SUSCITA A RELAÇÃO DE DEPENDÊNCIA ENTRE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E FORMAÇÃO DOCENTE, BUSCANDO DESVELAR UMA PROXIMIDADE QUE FAVOREÇA À FORMAÇÃO CONTINUADA E CONTÍNUA DO PROFESSOR, A PARTIR DE UM APRIMORAMENTO DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL. O OBJETIVO GERAL, EM PRIMEIRO LUGAR, É APONTAR A INTERDEPENDÊNCIA ENTRE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E FORMAÇÃO DOCENTE, PARA, EM UM SEGUNDO MOMENTO, EXPLICITAR AS BASES POLÍTICAS E PEDAGÓGICAS DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL INTERNA QUE PODEM PROPULSAR A FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA, PRINCIPALMENTE EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO. NO CAMPO METODOLÓGICO ADOTOU-SE A PESQUISA EXPLORATÓRIA DE ABORDAGEM QUALITATIVA, VALENDO-SE AINDA DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL PARA O EMBASAMENTO TEÓRICO E EXPLORAÇÃO DO TEMA. PARA A DISCUSSÃO E ANÁLISE DOS DADOS, FOI ADOTADO O MÉTODO DA ANÁLISE DE CONTEÚDO (BARDIN, 2011). O REFERENCIAL TEÓRICO SE BASEOU EM DIFERENTES AUTORES, QUE DISCUTEM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL E/OU ABORDAM A FORMAÇÃO DOCENTE, TAIS COMO: BELLONI (2000); CACHAPUZ (2003); CARNEIRO (2015); DIAS (2010); DIAS SOBRINHO (2002); SCRIVEN (2018); TARDIF (2002); VEIGA (2010, 2011), DENTRE OUTROS. OS RESULTADOS SUGEREM QUE A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL INTERNA TEM UM PAPEL FUNDAMENTAL NA CRÍTICA E NA TRANSFORMAÇÃO DA ESCOLA, PODENDO REFLETIR DE MODO CONSEQUENTE NA INDICAÇÃO DE PROMOÇÃO DA FORMAÇÃO CONTINUADA E CONTÍNUA DO PESSOAL DOCENTE E, COM EFEITO, ALAVANCAR MELHORIA DO PROCESSO EDUCATIVO, REFLETINDO NUMA APRENDIZAGEM MAIS SIGNIFICATIVA E DE QUALIDADE PARA O ALUNO.