O CONTEXTO EDUCACIONAL CONTEMPORÂNEO ESTÁ VINCULADO A NOVAS PROPOSTAS QUE VISAM A RESSIGNIFICAÇÃO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM, COM ISSO VEM SE AMPLIANDO AS DISCURSÕES ACERCA DA UTILIZAÇÃO DA TEORIA DE HOWARD GARDNER, O QUAL SALIENTA QUE A INTELIGÊNCIA NÃO SE LIMITA APENAS A UMA E QUE O SER HUMANO POSSUI DISTINTAS HABILIDADES, CONSTITUÍDAS SOCIALMENTE. PARTINDO DESSE PRESSUPOSTO, O ESTUDO OBJETIVA AVERIGUAR A IMPORTÂNCIA DAS MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, POIS, HÁ UMA DIVERSIDADE DE CONHECIMENTOS NA SOCIEDADE, NO ENTANTO É NOTÓRIA A FRAGILIDADE DO SISTEMA AVALIATIVO QUE BUSCA MENSURAR A INTELIGÊNCIA DOS EDUCANDOS. DESSE MODO, A INVESTIGAÇÃO DEMOSTRA RESULTADOS ATRAVÉS DE UMA PESQUISA QUALITATIVA UTILIZANDO COMO INSTRUMENTO A ENTREVISTA SEMI-ESTRUTURADA, REALIZADA COM PROFESSORES QUE LECIONAM NO MUNICÍPIO DE TIMBIRAS/MA. A ANÁLISE FOI FEITA ATRAVÉS DE ALGUMAS REVISÕES BIBLIOGRÁFICAS SOBRE O PRESENTE TEMA, COLETANDO INFORMAÇÕES A PARTIR DE LIVROS, ARTIGOS E DEMAIS MATERIAIS CIENTÍFICOS EMBASADOS NOS SEGUINTES AUTORES: ANTUNES (2006), BERNNAND; VASCONCELOS (2005), CURY (2019), GARDNER (2010) E SMOLE (1999). DESSE MODO VERIFICOU-SE QUE OS DOCENTES CONHECEM A TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS E SUA IMPORTÂNCIA, BUSCANDO SEMPRE ALTERNATIVAS PARA NÃO FRUSTRAR A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS E SE PRENDER A APENAS ALGUNS TIPOS DE INTELIGÊNCIAS.