O PRESENTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR UMA PESQUISA REALIZADA A PARTIR DO ESTUDO COM A TEMÁTICA “EU E OS OUTROS”, NO CENTRO INFANTIL ROMANA SANTIAGO, LOCALIZADO NA RUA RIO DAS CONTAS, 178 – EMAÚS NO MUNICÍPIO DE PARNAMIRIM/RN. FOI DESENVOLVIDO PELAS PROFESSORAS ANDREZA PAIVA, ELÍDIA FERREIRA E MARLISE LISBOA, SOB ORIENTAÇÃO DA COORDENADORA PEDAGÓGICA, WILMA COSTA, EM UMA TURMA DO NÍVEL 3 DA EDUCAÇÃO INFANTIL COMPOSTA POR 17 CRIANÇAS, NA FAIXA ETÁRIA ENTRE 2 E 3 ANOS DE IDADE. FOMENTAR A APRENDIZAGEM E O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS PEQUENAS SIGNIFICA AJUDÁ-LAS A PROGREDIR NA CONSTRUÇÃO DA PRÓPRIA IDENTIDADE, NO CONHECIMENTO E NA VALORIZAÇÃO DE SI MESMA. ASSIM, CONSIDERAMOS QUE AS SITUAÇÕES EDUCATIVAS QUE A CRIANÇA VIVE NA ESCOLA E A MANEIRA COMO TRATAMOS ESSAS ATUAÇÕES, SÃO MUITO IMPORTANTES NA FORMAÇÃO DE CADA UMA. A LUDICIDADE AUXILIA O EDUCADOR NO DESAFIO DE ENSINAR, PROPICIANDO O TRABALHO COM DIFERENTES LINGUAGENS, FACILITANDO A SIGNIFICAÇÃO DE CONCEITOS E A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS. NA BRINCADEIRA A CRIANÇA TEM A OPORTUNIDADE DE APRENDER, SE DESENVOLVER, EXPERIMENTAR E INTERAGIR. ESTE TRABALHO ORGANIZOU-SE ATRAVÉS DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, BASEADO NA TEMÁTICA DA LUDICIDADE NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM, BUSCANDO ANALISAR A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL E COMPREENDER O TRABALHO COM AS ATIVIDADES LÚDICAS ATRAVÉS DE UMA ANÁLISE DA CONTRIBUIÇÃO DO BRINCAR E DAS BRINCADEIRAS NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DESSAS CRIANÇAS. O ESTUDO FUNDAMENTOU-SE NAS CONCEPÇÕES TEÓRICAS DE VYGOTSKY, REGO, VEIGA, KISHIMOTO ENTRE OUTROS, ALÉM DE DOCUMENTOS EDUCACIONAIS NACIONAIS OFICIAIS BRASILEIROS.