PLANTAS DIGITALIZADAS: O USO DE QRCODE COMO FERRAMENTA DE ENSINO DE BOTÂNICA REALIZADO NA DISCIPLINA DE CTS (CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE).
"2019-09-04 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 57850 "edicao_id" => 111 "trabalho_id" => 188 "inscrito_id" => 270 "titulo" => "PLANTAS DIGITALIZADAS: O USO DE QRCODE COMO FERRAMENTA DE ENSINO DE BOTÂNICA REALIZADO NA DISCIPLINA DE CTS (CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE)." "resumo" => "CONSTANTES TRANSFORMAÇÕES ESTÃO OCORRENDO DENTRO DAS SALAS DE AULAS, E UM DOS OBJETIVOS DESSAS TRANSFORMAÇÕES É CONTRIBUIR DE FORMA POSITIVA NA FORMAÇÃO DE CIDADÃOS PENSANTES, CRÍTICOS, REFLEXIVOS E MOTIVADOS A DISCUTIR PROBLEMAS E APROFUNDAR SEUS CONHECIMENTOS. SENDO ASSIM, ABORDAMOS NESTE TRABALHO UM PROJETO COM O USO DE QRCODE COMO UMA FERRAMENTA INOVADORA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE BOTÂNICA. DESTA FORMA, O OBJETIVO DESTE TRABALHO É MOSTRAR QUE A UTILIZAÇÃO DESTES ELEMENTOS EM CONJUNTO, PODE SERVIR COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA POTENCIALIZAÇÃO DO ENSINO E APRENDIZAGEM DE BOTÂNICA. O PRESENTE RELATO DE EXPERIÊNCIA FOI DESENVOLVIDO NO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) NO CAMPUS DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE ITAPIPOCA (FACEDI) A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS VIVIDAS DURANTE A DISCIPLINA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS) NO ANO DE 2018. DIANTE DAS PROBLEMÁTICAS LEVANTADAS, FOI PENSADO ESSE PROJETO DENOMINADO “PLANTAS DIGITALIZADAS” UTILIZANDO O ESPAÇO ARBÓREO DO CAMPUS COMO AMBIENTE DE ENSINO NÃO-FORMAL, REQUISITO SOLICITADO PELO PROFESSOR DA CITADA DISCIPLINA. A UTILIZAÇÃO DE QRCODE NO ENSINO DE BOTÂNICA PERMITIU UMA APROXIMAÇÃO ENTRE O CONHECIMENTO CIENTÍFICO E O POPULAR. A APLICAÇÃO DO PROJETO NA UNIVERSIDADE REVELOU SUA IMPORTÂNCIA, POIS MOSTROU AOS LICENCIANDOS, FUTUROS PROFESSORES, QUE NÃO PRECISA IR TÃO LONGE PARA PROPORCIONAR AOS SEUS ALUNOS UMA AULA DIFERENCIADA E CONTEXTUALIZADA, ARTICULANDO CONHECIMENTO CIETÍFICO E TECNOLOGIA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 06: Ciências Biológicas" "palavra_chave" => "CTS, QRCODE, BOTÂNICA, PLANTAS DIGITALIZADAS, PLANTAS DIGITALIZADAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV124_MD1_SA6_ID270_14072019205323.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-10 12:57:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LETÍCIA RODRIGUES DE MOURA" "autor_nome_curto" => "LETÍCIA MOURA" "autor_email" => "leticia.moura@aluno.uece." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-join---brasil---portugal" "edicao_nome" => "Anais VI JOIN / Brasil - Portugal" "edicao_evento" => "VI Encontro de Jovens Investigadores / Brasil - Portugal" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/join/2019" "edicao_logo" => "5e4a1d4346228_17022020015739.png" "edicao_capa" => "5f186f4073abf_22072020135424.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-04 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 57850 "edicao_id" => 111 "trabalho_id" => 188 "inscrito_id" => 270 "titulo" => "PLANTAS DIGITALIZADAS: O USO DE QRCODE COMO FERRAMENTA DE ENSINO DE BOTÂNICA REALIZADO NA DISCIPLINA DE CTS (CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE)." "resumo" => "CONSTANTES TRANSFORMAÇÕES ESTÃO OCORRENDO DENTRO DAS SALAS DE AULAS, E UM DOS OBJETIVOS DESSAS TRANSFORMAÇÕES É CONTRIBUIR DE FORMA POSITIVA NA FORMAÇÃO DE CIDADÃOS PENSANTES, CRÍTICOS, REFLEXIVOS E MOTIVADOS A DISCUTIR PROBLEMAS E APROFUNDAR SEUS CONHECIMENTOS. SENDO ASSIM, ABORDAMOS NESTE TRABALHO UM PROJETO COM O USO DE QRCODE COMO UMA FERRAMENTA INOVADORA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE BOTÂNICA. DESTA FORMA, O OBJETIVO DESTE TRABALHO É MOSTRAR QUE A UTILIZAÇÃO DESTES ELEMENTOS EM CONJUNTO, PODE SERVIR COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA POTENCIALIZAÇÃO DO ENSINO E APRENDIZAGEM DE BOTÂNICA. O PRESENTE RELATO DE EXPERIÊNCIA FOI DESENVOLVIDO NO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) NO CAMPUS DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE ITAPIPOCA (FACEDI) A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS VIVIDAS DURANTE A DISCIPLINA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS) NO ANO DE 2018. DIANTE DAS PROBLEMÁTICAS LEVANTADAS, FOI PENSADO ESSE PROJETO DENOMINADO “PLANTAS DIGITALIZADAS” UTILIZANDO O ESPAÇO ARBÓREO DO CAMPUS COMO AMBIENTE DE ENSINO NÃO-FORMAL, REQUISITO SOLICITADO PELO PROFESSOR DA CITADA DISCIPLINA. A UTILIZAÇÃO DE QRCODE NO ENSINO DE BOTÂNICA PERMITIU UMA APROXIMAÇÃO ENTRE O CONHECIMENTO CIENTÍFICO E O POPULAR. A APLICAÇÃO DO PROJETO NA UNIVERSIDADE REVELOU SUA IMPORTÂNCIA, POIS MOSTROU AOS LICENCIANDOS, FUTUROS PROFESSORES, QUE NÃO PRECISA IR TÃO LONGE PARA PROPORCIONAR AOS SEUS ALUNOS UMA AULA DIFERENCIADA E CONTEXTUALIZADA, ARTICULANDO CONHECIMENTO CIETÍFICO E TECNOLOGIA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 06: Ciências Biológicas" "palavra_chave" => "CTS, QRCODE, BOTÂNICA, PLANTAS DIGITALIZADAS, PLANTAS DIGITALIZADAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV124_MD1_SA6_ID270_14072019205323.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-10 12:57:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LETÍCIA RODRIGUES DE MOURA" "autor_nome_curto" => "LETÍCIA MOURA" "autor_email" => "leticia.moura@aluno.uece." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-join---brasil---portugal" "edicao_nome" => "Anais VI JOIN / Brasil - Portugal" "edicao_evento" => "VI Encontro de Jovens Investigadores / Brasil - Portugal" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/join/2019" "edicao_logo" => "5e4a1d4346228_17022020015739.png" "edicao_capa" => "5f186f4073abf_22072020135424.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-04 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }