CRENÇAS DOS PROFESSORES DE LÍNGUAS SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: UM DIAGNÓSTICO DAS ESCOLAS MUNICIPAIS E ESTADUAIS DE PATOS-PB
"2019-09-04 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 57566 "edicao_id" => 111 "trabalho_id" => 286 "inscrito_id" => 1189 "titulo" => "CRENÇAS DOS PROFESSORES DE LÍNGUAS SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: UM DIAGNÓSTICO DAS ESCOLAS MUNICIPAIS E ESTADUAIS DE PATOS-PB" "resumo" => "OS RESULTADOS APRESENTADOS NESTE TRABALHOS SÃO PARCIAIS E MOSTRAM REFLEXÕES SOBRE OS DADOS GERADO NA PRIMEIRA ETAPA DA NOSSA PESQUISA QUE TEM POR OBJETIVO IDENTIFICAR, ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIOS E ENTREVISTAS QUAIS SÃO AS CRENÇAS QUE ENVOLVEM A PRÁTICA DOS PROFESSORES DE LÍNGUA ESPANHOLA DA CIDADE DE PATOS-PB SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) NAS PRÁTICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ADICIONAIS/ESTRANGEIRAS. ATRAVÉS DOS DADOS GERADOS NESTA PESQUISA INDICAREMOS A PRÁTICA DO TELETANDEM COMO FORMA PARA QUE PROFESSORES E ALUNOS UTILIZEM ESSAS TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA DESENVOLVER A COMPETÊNCIA COMUNICATIVA NA LÍNGUA ALVO, CONSIDERANDO AS QUATRO HABILIDADES LINGUÍSTICAS: LER, ESCREVER, OUVIR E FALAR. PARA ANALISAR OS DADOS GERADOS NA PESQUISA E EMBASAR TEORICAMENTE A DISCUSSÃO, TOMAMOS POR BASE AUTORES COMO SOUZA (2016), RAMMÉ (2014) E TELLES (2009) QUE ABORDAM QUESTÕES REFERENTES AO TELETANDEM, ALMEIDA FILHO (1993), QUE TRATA SOBRE QUESTÕES ESPECÍFICAS DO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS E BARCELOS (2006) QUE RESSALTA A IMPORTÂNCIA DAS CRENÇAS NO ENSINO DE LÍNGUAS. OBTIVEMOS COMO RESULTADOS PRELIMINARES DADOS QUE APONTAM PARA UMA SÉRIE DE DIFICULDADES QUE IMPEDEM O USO DAS TDIC NAS ESCOLAS EM QUE O ESTUDO FOI REALIZADO, ENTRE ELAS DESTACAMOS O DESCONHECIMENTO DE ALGUNS PROFESSORES SOBRE A TECNOLOGIA, A FALTA DE COMPUTADORES E DE INTERNET NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO. ESSA REALIDADE PARECE APONTAR PARA O FATO DE QUE AINDA QUE, ALÉM DO ACESSO À FORMAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM CONECTADAS AO MUNDO TECNOLÓGICO, É PRECISO QUE AS ESCOLAS TENHAM ESTRUTURA FÍSICA E PEDAGÓGICA PARA INTERAGIR NO MUNDO INFORMATIZADO E MULTIMODAL." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 35: Letras / Linguística" "palavra_chave" => "CRENÇAS, ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ADICIONAIS, TDIC, TELETANDEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV124_MD4_SA72_ID1189_15072019204520.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-10 12:57:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CAROLINE PEREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ANA CAROLINE" "autor_email" => "ana.pereira@ifpb.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-join---brasil---portugal" "edicao_nome" => "Anais VI JOIN / Brasil - Portugal" "edicao_evento" => "VI Encontro de Jovens Investigadores / Brasil - Portugal" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/join/2019" "edicao_logo" => "5e4a1d4346228_17022020015739.png" "edicao_capa" => "5f186f4073abf_22072020135424.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-04 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 57566 "edicao_id" => 111 "trabalho_id" => 286 "inscrito_id" => 1189 "titulo" => "CRENÇAS DOS PROFESSORES DE LÍNGUAS SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: UM DIAGNÓSTICO DAS ESCOLAS MUNICIPAIS E ESTADUAIS DE PATOS-PB" "resumo" => "OS RESULTADOS APRESENTADOS NESTE TRABALHOS SÃO PARCIAIS E MOSTRAM REFLEXÕES SOBRE OS DADOS GERADO NA PRIMEIRA ETAPA DA NOSSA PESQUISA QUE TEM POR OBJETIVO IDENTIFICAR, ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIOS E ENTREVISTAS QUAIS SÃO AS CRENÇAS QUE ENVOLVEM A PRÁTICA DOS PROFESSORES DE LÍNGUA ESPANHOLA DA CIDADE DE PATOS-PB SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) NAS PRÁTICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ADICIONAIS/ESTRANGEIRAS. ATRAVÉS DOS DADOS GERADOS NESTA PESQUISA INDICAREMOS A PRÁTICA DO TELETANDEM COMO FORMA PARA QUE PROFESSORES E ALUNOS UTILIZEM ESSAS TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA DESENVOLVER A COMPETÊNCIA COMUNICATIVA NA LÍNGUA ALVO, CONSIDERANDO AS QUATRO HABILIDADES LINGUÍSTICAS: LER, ESCREVER, OUVIR E FALAR. PARA ANALISAR OS DADOS GERADOS NA PESQUISA E EMBASAR TEORICAMENTE A DISCUSSÃO, TOMAMOS POR BASE AUTORES COMO SOUZA (2016), RAMMÉ (2014) E TELLES (2009) QUE ABORDAM QUESTÕES REFERENTES AO TELETANDEM, ALMEIDA FILHO (1993), QUE TRATA SOBRE QUESTÕES ESPECÍFICAS DO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS E BARCELOS (2006) QUE RESSALTA A IMPORTÂNCIA DAS CRENÇAS NO ENSINO DE LÍNGUAS. OBTIVEMOS COMO RESULTADOS PRELIMINARES DADOS QUE APONTAM PARA UMA SÉRIE DE DIFICULDADES QUE IMPEDEM O USO DAS TDIC NAS ESCOLAS EM QUE O ESTUDO FOI REALIZADO, ENTRE ELAS DESTACAMOS O DESCONHECIMENTO DE ALGUNS PROFESSORES SOBRE A TECNOLOGIA, A FALTA DE COMPUTADORES E DE INTERNET NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO. ESSA REALIDADE PARECE APONTAR PARA O FATO DE QUE AINDA QUE, ALÉM DO ACESSO À FORMAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM CONECTADAS AO MUNDO TECNOLÓGICO, É PRECISO QUE AS ESCOLAS TENHAM ESTRUTURA FÍSICA E PEDAGÓGICA PARA INTERAGIR NO MUNDO INFORMATIZADO E MULTIMODAL." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 35: Letras / Linguística" "palavra_chave" => "CRENÇAS, ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ADICIONAIS, TDIC, TELETANDEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV124_MD4_SA72_ID1189_15072019204520.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-10 12:57:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CAROLINE PEREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ANA CAROLINE" "autor_email" => "ana.pereira@ifpb.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-join---brasil---portugal" "edicao_nome" => "Anais VI JOIN / Brasil - Portugal" "edicao_evento" => "VI Encontro de Jovens Investigadores / Brasil - Portugal" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/join/2019" "edicao_logo" => "5e4a1d4346228_17022020015739.png" "edicao_capa" => "5f186f4073abf_22072020135424.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-04 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }