Artigo Anais IV CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

UTILIZAÇÃO DE AULAS PRÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: AULAS PRÁTICAS, ENSINO DE CIÊNCIAS, EXPERIMENTOS Comunicação Oral (CO) AT 15: Debates sobre currículos, didáticas e metodologias
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Publicado em 02 de setembro de 2019

Resumo

A UTILIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS É UMA METODOLOGIA ATIVA DE ENSINO DA CIÊNCIA MUITO EFICAZ, POIS PROPORCIONA AO EDUCANDO UMA RELAÇÃO PRÁTICA COM OS CONTEÚDOS ABORDADOS NA SALA DE AULA. TAL RALAÇÃO FAZ COM QUE O MESMO FAÇA A COLETA DE DADOS E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS GERADOS EM CADA EXPERIMENTO. NESSE MOMENTO, O ALUNO APRENDE A MONTAR ORGANIZAR AS INFORMAÇÕES POR ELE COLETADA, O QUE COLABORA PARA UM AMADURECIMENTO DAS ESTRUTURAS COGNITIVAS. O OBJETIVO DESTE TRABALHO É MOSTRAR QUE É POSSÍVEL TRABALHAR COM MATERIAIS ALTERNATIVOS PARA REALIZAR EXPERIMENTOS NAS AULAS DE CIÊNCIA DAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. A AULA PRÁTICA DEMONSTRA AOS ALUNOS O QUANTO A CIÊNCIA ESTÁ PRESENTE EM SEU COTIDIANO, ALÉM DE TRAZER PARA O REAL TUDO QUE ELES VEEM NA TEORIA, TRANSFORMANDO A AULA EM ALGO MAIS VISUAL E MANUAL. APÓS O EXPERIMENTO, PUDE PERCEBER QUE A PRÁTICA FOI SATISFATÓRIA E QUE CADA PARTICIPANTE RESPONDEU COM ÊXITO OS QUESTIONAMENTOS FAZENDO USO DA EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDA POR ELES EM SALA DE AULA.

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