A UTILIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS É UMA METODOLOGIA ATIVA DE ENSINO DA CIÊNCIA MUITO EFICAZ, POIS PROPORCIONA AO EDUCANDO UMA RELAÇÃO PRÁTICA COM OS CONTEÚDOS ABORDADOS NA SALA DE AULA. TAL RALAÇÃO FAZ COM QUE O MESMO FAÇA A COLETA DE DADOS E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS GERADOS EM CADA EXPERIMENTO. NESSE MOMENTO, O ALUNO APRENDE A MONTAR ORGANIZAR AS INFORMAÇÕES POR ELE COLETADA, O QUE COLABORA PARA UM AMADURECIMENTO DAS ESTRUTURAS COGNITIVAS. O OBJETIVO DESTE TRABALHO É MOSTRAR QUE É POSSÍVEL TRABALHAR COM MATERIAIS ALTERNATIVOS PARA REALIZAR EXPERIMENTOS NAS AULAS DE CIÊNCIA DAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. A AULA PRÁTICA DEMONSTRA AOS ALUNOS O QUANTO A CIÊNCIA ESTÁ PRESENTE EM SEU COTIDIANO, ALÉM DE TRAZER PARA O REAL TUDO QUE ELES VEEM NA TEORIA, TRANSFORMANDO A AULA EM ALGO MAIS VISUAL E MANUAL. APÓS O EXPERIMENTO, PUDE PERCEBER QUE A PRÁTICA FOI SATISFATÓRIA E QUE CADA PARTICIPANTE RESPONDEU COM ÊXITO OS QUESTIONAMENTOS FAZENDO USO DA EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDA POR ELES EM SALA DE AULA.