Artigo Anais IV CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

ACIDENTES DE TRÂNSITO NO CEARÁ E O PAPEL DA PERÍCIA: UMA ANÁLISE DESCRITIVA A PARTIR DE DADOS OFICIAIS

Palavra-chaves: ACIDENTES DE TRÂNSITO, PERÍCIA, PERFIL DAS VÍTIMAS, CEARÁ Pôster (PO) AT 06: Engenharias - abordagens sobre Ensino e pesquisa
0 of 0
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 56437 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 215 "inscrito_id" => 228 "titulo" => "ACIDENTES DE TRÂNSITO NO CEARÁ E O PAPEL DA PERÍCIA: UMA ANÁLISE DESCRITIVA A PARTIR DE DADOS OFICIAIS" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO REALIZOU UMA PESQUISA SOBRE ACIDENTES DE TRÂNSITO E SOBRE A APLICAÇÃO DA PERÍCIA NESSE CONTEXTO, TRATANDO E ANALISANDO DADOS CEARENSES SOBRE ACIDENTES DE TRÂNSITO E SUAS VÍTIMAS, PRODUZIDOS PELO INSTITUTO DE PESQUISA E ESTRATÉGIA ECONÔMICA DO CEARÁ (IPECE), BEM COMO DESCREVENDO TAIS ACIDENTES E DEFININDO UM PERFIL PARA AS VÍTIMAS. PARA ISSO, FORAM UTILIZADOS DADOS SECUNDÁRIOS COLETADOS DOS ANUÁRIOS ESTATÍSTICOS DO CEARÁ, DOS ANOS DE 2010 A 2016, PRODUZIDOS PELO IPECE. OS DADOS COLETADOS SE DIVIDIRAM EM DUAS CATEGORIAS: ACIDENTES E VÍTIMAS. PARA OS ACIDENTES FORAM LEVANTADAS, ANUALMENTE, QUANTIDADES RELATIVAS ÀS VARIÁVEIS TIPO DE ACIDENTE E TIPO DE DANO. COM A ANÁLISE ESTATÍSTICA PODE-SE CONCLUIR QUE COLISÃO/ABALROAMENTO É O TIPO MAIS COMUM DE ACIDENTE; ACIDENTES QUE GERARAM DANOS MATERIAIS FORAM OS MAIS FREQUENTES; AS VÍTIMAS DO SEXO MASCULINO FORAM AS QUE MAIS SE ENVOLVERAM EM ACIDENTES DE TRÂNSITO; O PERFIL MÉDIO DAS VÍTIMAS NÃO FATAIS É UM INDIVÍDUO DO SEXO MASCULINO, MOTOCICLISTA, COM IDADE DE 34,4 ANOS; E O PERFIL MÉDIO DAS VÍTIMAS FATAIS É UM INDIVÍDUO DO SEXO MASCULINO, MOTOCICLISTA, COM IDADE DE 37,8 ANOS. ALÉM DISSO, QUANTO AO PAPEL DA PERÍCIA, OBSERVOU-SE QUE O A MESMA SE MOSTRA FUNDAMENTAL, TAMBÉM, PARA GARANTIR A SEGURANÇA NA DEFESA JURÍDICA DAS VÍTIMAS, POIS AO EXPOR DE MANEIRA MAIS REALISTA OS ACONTECIMENTOS QUE ENVOLVEM UM ACIDENTE DE TRÂNSITO, PROTEGEM OS INDIVÍDUOS, ATRIBUINDO RESPONSABILIDADE AOS INFRATORES.O PRESENTE TRABALHO REALIZOU UMA PESQUISA SOBRE ACIDENTES DE TRÂNSITO E SOBRE A APLICAÇÃO DA PERÍCIA NESSE CONTEXTO, TRATANDO E ANALISANDO DADOS CEARENSES SOBRE" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 06: Engenharias - abordagens sobre Ensino e pesquisa" "palavra_chave" => "ACIDENTES DE TRÂNSITO, PERÍCIA, PERFIL DAS VÍTIMAS, CEARÁ" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD4_SA6_ID228_28062019113900.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNO VINÍCIUS DE MENEZES BARROS" "autor_nome_curto" => "BRUNO VM BARROS" "autor_email" => "brunovmbarros@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE PARAÍSO DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 56437 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 215 "inscrito_id" => 228 "titulo" => "ACIDENTES DE TRÂNSITO NO CEARÁ E O PAPEL DA PERÍCIA: UMA ANÁLISE DESCRITIVA A PARTIR DE DADOS OFICIAIS" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO REALIZOU UMA PESQUISA SOBRE ACIDENTES DE TRÂNSITO E SOBRE A APLICAÇÃO DA PERÍCIA NESSE CONTEXTO, TRATANDO E ANALISANDO DADOS CEARENSES SOBRE ACIDENTES DE TRÂNSITO E SUAS VÍTIMAS, PRODUZIDOS PELO INSTITUTO DE PESQUISA E ESTRATÉGIA ECONÔMICA DO CEARÁ (IPECE), BEM COMO DESCREVENDO TAIS ACIDENTES E DEFININDO UM PERFIL PARA AS VÍTIMAS. PARA ISSO, FORAM UTILIZADOS DADOS SECUNDÁRIOS COLETADOS DOS ANUÁRIOS ESTATÍSTICOS DO CEARÁ, DOS ANOS DE 2010 A 2016, PRODUZIDOS PELO IPECE. OS DADOS COLETADOS SE DIVIDIRAM EM DUAS CATEGORIAS: ACIDENTES E VÍTIMAS. PARA OS ACIDENTES FORAM LEVANTADAS, ANUALMENTE, QUANTIDADES RELATIVAS ÀS VARIÁVEIS TIPO DE ACIDENTE E TIPO DE DANO. COM A ANÁLISE ESTATÍSTICA PODE-SE CONCLUIR QUE COLISÃO/ABALROAMENTO É O TIPO MAIS COMUM DE ACIDENTE; ACIDENTES QUE GERARAM DANOS MATERIAIS FORAM OS MAIS FREQUENTES; AS VÍTIMAS DO SEXO MASCULINO FORAM AS QUE MAIS SE ENVOLVERAM EM ACIDENTES DE TRÂNSITO; O PERFIL MÉDIO DAS VÍTIMAS NÃO FATAIS É UM INDIVÍDUO DO SEXO MASCULINO, MOTOCICLISTA, COM IDADE DE 34,4 ANOS; E O PERFIL MÉDIO DAS VÍTIMAS FATAIS É UM INDIVÍDUO DO SEXO MASCULINO, MOTOCICLISTA, COM IDADE DE 37,8 ANOS. ALÉM DISSO, QUANTO AO PAPEL DA PERÍCIA, OBSERVOU-SE QUE O A MESMA SE MOSTRA FUNDAMENTAL, TAMBÉM, PARA GARANTIR A SEGURANÇA NA DEFESA JURÍDICA DAS VÍTIMAS, POIS AO EXPOR DE MANEIRA MAIS REALISTA OS ACONTECIMENTOS QUE ENVOLVEM UM ACIDENTE DE TRÂNSITO, PROTEGEM OS INDIVÍDUOS, ATRIBUINDO RESPONSABILIDADE AOS INFRATORES.O PRESENTE TRABALHO REALIZOU UMA PESQUISA SOBRE ACIDENTES DE TRÂNSITO E SOBRE A APLICAÇÃO DA PERÍCIA NESSE CONTEXTO, TRATANDO E ANALISANDO DADOS CEARENSES SOBRE" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 06: Engenharias - abordagens sobre Ensino e pesquisa" "palavra_chave" => "ACIDENTES DE TRÂNSITO, PERÍCIA, PERFIL DAS VÍTIMAS, CEARÁ" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD4_SA6_ID228_28062019113900.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNO VINÍCIUS DE MENEZES BARROS" "autor_nome_curto" => "BRUNO VM BARROS" "autor_email" => "brunovmbarros@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE PARAÍSO DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 02 de setembro de 2019

Resumo

O PRESENTE TRABALHO REALIZOU UMA PESQUISA SOBRE ACIDENTES DE TRÂNSITO E SOBRE A APLICAÇÃO DA PERÍCIA NESSE CONTEXTO, TRATANDO E ANALISANDO DADOS CEARENSES SOBRE ACIDENTES DE TRÂNSITO E SUAS VÍTIMAS, PRODUZIDOS PELO INSTITUTO DE PESQUISA E ESTRATÉGIA ECONÔMICA DO CEARÁ (IPECE), BEM COMO DESCREVENDO TAIS ACIDENTES E DEFININDO UM PERFIL PARA AS VÍTIMAS. PARA ISSO, FORAM UTILIZADOS DADOS SECUNDÁRIOS COLETADOS DOS ANUÁRIOS ESTATÍSTICOS DO CEARÁ, DOS ANOS DE 2010 A 2016, PRODUZIDOS PELO IPECE. OS DADOS COLETADOS SE DIVIDIRAM EM DUAS CATEGORIAS: ACIDENTES E VÍTIMAS. PARA OS ACIDENTES FORAM LEVANTADAS, ANUALMENTE, QUANTIDADES RELATIVAS ÀS VARIÁVEIS TIPO DE ACIDENTE E TIPO DE DANO. COM A ANÁLISE ESTATÍSTICA PODE-SE CONCLUIR QUE COLISÃO/ABALROAMENTO É O TIPO MAIS COMUM DE ACIDENTE; ACIDENTES QUE GERARAM DANOS MATERIAIS FORAM OS MAIS FREQUENTES; AS VÍTIMAS DO SEXO MASCULINO FORAM AS QUE MAIS SE ENVOLVERAM EM ACIDENTES DE TRÂNSITO; O PERFIL MÉDIO DAS VÍTIMAS NÃO FATAIS É UM INDIVÍDUO DO SEXO MASCULINO, MOTOCICLISTA, COM IDADE DE 34,4 ANOS; E O PERFIL MÉDIO DAS VÍTIMAS FATAIS É UM INDIVÍDUO DO SEXO MASCULINO, MOTOCICLISTA, COM IDADE DE 37,8 ANOS. ALÉM DISSO, QUANTO AO PAPEL DA PERÍCIA, OBSERVOU-SE QUE O A MESMA SE MOSTRA FUNDAMENTAL, TAMBÉM, PARA GARANTIR A SEGURANÇA NA DEFESA JURÍDICA DAS VÍTIMAS, POIS AO EXPOR DE MANEIRA MAIS REALISTA OS ACONTECIMENTOS QUE ENVOLVEM UM ACIDENTE DE TRÂNSITO, PROTEGEM OS INDIVÍDUOS, ATRIBUINDO RESPONSABILIDADE AOS INFRATORES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.