NA TENTATIVA DE APONTAR UMA MELHORA PARA O ENSINO DE QUÍMICA, ESTÁ SENDO DEFENDIDO, CADA VEZ MAIS, O USO DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO, COMO METODOLOGIA FACILITADORA DO PROCESSO DE ENSINAR E APRENDER. PARA MINIMIZAR ESSAS DEFICIÊNCIAS FEZ-SE UM PLANEJAMENTO PAUTADO EM UMA INTERVENÇÃO COM UMA EXPLANAÇÃO TEÓRICA E PRÁTICA NO LABORATÓRIO, APLICADO NA TURMA DE NONO ANO DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO SENADOR ARGEMIRO DE FIGUEIREDO, MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE - PB. O OBJETIVO FOI UTILIZAR A EXPERIMENTAÇÃO COMO RECURSO PARA A REFORMULAÇÃO E CONSTRUÇÃO DOS CONHECIMENTOS GERAIS DOS POLÍMEROS ASSOCIADO AO CONTEXTO DOS ALIMENTOS. AS ATIVIDADES EM QUESTÃO, SUBDIVIDIDAS EM TRÊS MOMENTOS: PROBLEMATIZAÇÃO INICIAL, ORGANIZAÇÃO E APLICAÇÃO DOS CONHECIMENTOS, É UM EIXO CENTRAL PARA ÊNFASE NA PRÁTICA EXPERIMENTAL QUE DEMONSTRA A UTILIZAÇÃO DE ALIMENTOS – LEITE E LIMÃO – NO CONTEXTO DA REAÇÃO QUÍMICA QUE ORIGINA PRODUTO COM CARACTERÍSTICAS POLIMÉRICAS. SABENDO-SE QUE NO NONO ANO É ONDE OS ESTUDANTES TÊM O SEU PRIMEIRO CONTATO COM OS CONTEÚDOS DE QUÍMICA POR ISSO AS ATIVIDADES APLICADAS FORAM VOLTADAS PARA OS CONTEÚDOS DE QUÍMICA PRINCIPALMENTE NO CONTEXTO GERAL DOS POLÍMEROS DE MANEIRA CONTEXTUALIZADA E TRANSVERSAL. OS RESULTADOS DEMONSTRARAM UMA BOA RECEPÇÃO PELAS ATIVIDADES PRÁTICAS POR PARTE DOS ESTUDANTES, ONDE TODOS PARTICIPARAM ATIVAMENTE, PRINCIPALMENTE NO LABORATÓRIO. FOI PERCEPTÍVEL TAMBÉM O INTERESSE DOS MESMOS COM OS CONTEÚDOS MINISTRADOS NA SALA DE AULA.