ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO INVESTIGAR COM A MÍDIA SOCIAL INSTAGRAM TEM SIDO UTILIZADA PELO
JARDIM BOTÂNICO DO RECIFE NO QUE REFERE AS SUAS ATIVIDADES EDUCATIVAS. ENTENDEMOS AS ATIVIDADES
EDUCATIVAS (OFICINAS, VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS) NA PERSPECTIVA DA MUSEOLOGIA CRÍTICA, OU SEJA, COMO
ATIVIDADES NAS QUAIS SE PREZA PELA PARA CONFLUÊNCIA DE CULTURAS E CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGENS
MÚLTIPLAS. A PESQUISA, DE CARÁTER QUALITATIVO, FOI REALIZADA A PARTIR DO MAPEAMENTO DO CONTEÚDO
(TEXTUAL E IMAGÉTICO) DAS POSTAGENS DO INSTAGRAM DO JBR SOBRE AS ATIVIDADES EDUCATIVAS, REALIZADAS NO
PERÍODO NOVEMBRO DE 2016 A MAIO DE 2019. A ANÁLISE CONSIDEROU AS VARIÁVEIS DE CONTEÚDO VISUAL,
ABORDAGEM COMUNICACIONAL E DE FORMATO. OS RESULTADOS INDICARAM QUE AS POSTAGENS ANALISADAS
VALORIZAM UMA ABORDAGEM COMUNICACIONAL, DE CARÁTER PROMOCIONAL E DE ENTRETENIMENTO,
DESPERDIÇANDO OPORTUNIDADES DE DISSEMINAR INFORMAÇÕES CIENTÍFICAS, DE PROMOVER UMA APROXIMAÇÃO
DIGITAL COM COLEÇÕES E OBJETOS E DE MOBILIZAR O PÚBLICO CHAMANDO-O PARA AÇÃO, NUMA PERSPECTIVA DE
ENGAJAMENTO SOCIAL E AMBIENTAL.