O PRESENTE TRABALHO PRETENDE DISCUTIR SOBRE A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) NAS AULAS DE MATEMÁTICA, DE MODO A REFLETIR SOBRE A POSSIBILIDADE DE UMA POSSÍVEL MODIFICAÇÃO NO PROCESSO DE TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA INTERNA (TDI), JÁ QUE A INSERÇÃO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS, AINDA É UM TERRENO INSEGURO E DESAFIADOR PARA MUITOS PROFESSORES. NOSSO APORTE TEÓRICO SE DÁ NA TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO, DE YVES CHEVALLARD (1999). A REALIZAÇÃO DESSA INVESTIGAÇÃO SE DEU A PARTIR DO INÍCIO DA CONSTRUÇÃO DE UMA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO AO QUAL A TEMÁTICA SE ASSEMELHA. SENDO ASSIM, ESTA PESQUISA É DE ABORDAGEM QUALITATIVA, DE CUNHO EXPLORATÓRIO E DE MÉTODO APENAS BIBLIOGRÁFICO, ONDE NOSSA PRINCIPAL FONTE DE DADOS SÃO ARTIGOS, DISSERTAÇÕES E TESES. JÁ ENCONTRAMOS AVANÇOS EM ALGUMAS PESQUISAS QUE ESTUDAM AS TECNOLOGIAS COMO AUXILIADORAS NO PROCESSO DE ENSINO, O QUE MOSTRA QUE ESSE TEMA AINDA É EMERGENTE. ACREDITAMOS QUE AS REFLEXÕES CONTIDAS NESSE TRABALHO POSSAM FACILITAR O ENTENDIMENTO DE QUE AS TDIC ATRELADAS AO ENSINO SE CONSTITUEM NUMA IMPORTANTE FERRAMENTA AUXILIADORA NO ENSINO. NO ENTANTO, É PRECISO IR ALÉM DOS RESULTADOS, OU SEJA, TER UM FOCO MAIOR NO PROCESSO DE COMO ELAS ESTÃO ORGANIZADAS NO METATEXTO DO PROFESSOR, NAS POSSÍVEIS MUDANÇAS QUE OCORREM NOS SABERES COLOCADOS EM CENA NO CENÁRIO DIDÁTICO. E, DESSA FORMA, FACILITAR O DELINEAMENTO DE SITUAÇÕES DIDÁTICAS COM USO DAS TDIC.