MOTIVAR O ESTUDANTE DO ENSINO MÉDIO A ESTUDAR QUÍMICA VEM SENDO UM DESAFIO CONSTANTE ENFRENTADO PELOS PROFESSORES. MUITAS ALTERNATIVAS PARA VENCER ESSE DESAFIO VÊM SENDO PROPOSTAS, ENTRE ELAS, O USO DAS IMPROVISAÇÕES TEATRAIS, QUE É UMA ALTERNATIVA LÚDICA QUE PODE SER UTILIZADA NA SALA DE AULA. O PRESENTE ARTIGO DESCREVE UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA EFETUADA NA CIDADE DE TAPEROÁ- PB, CUJO OBJETIVO FOI UTILIZAR A DRAMATIZAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO COMO MÉTODO FACILITADOR DA COMPREENSÃO DO CONTEÚDO DE REAÇÕES QUÍMICAS. APÓS BUSCAR POR UM MÉTODO QUE CONSEGUISSE ENGAJAR OS ALUNOS E FAZÊ-LOS APRENDER O CONTEÚDO DE MANEIRA LÚDICA E PRÁTICA, ESCOLHEU-SE A DRAMATIZAÇÃO QUE SE MOSTROU UM MÉTODO MUITO EFICIENTE EM VÁRIOS CASOS E NESSE TAMBÉM. O MÉTODO AQUI RELATADO FOI REALIZADO EM 05 MOMENTOS: EXIBIÇÃO DA PROPOSTA E SEUS OBJETIVOS; PROPOSTA DOS EXPERIMENTOS, PELOS ALUNOS E ESCOLHA DOS MAIS PERTINENTES; CRIAÇÃO DO ROTEIRO, PARA A APRESENTAÇÃO E REALIZAÇÃO DOS PRIMEIROS TESTES; PREPARAÇÃO DOS ADEREÇOS CÊNICOS E ENSAIO GERAL; APRESENTAÇÃO DO PROJETO PARA TODA A ESCOLA. A AVALIAÇÃO DO MÉTODO FOI REALIZADA DE MANEIRA CONTÍNUA E APÓS A APRESENTAÇÃO DOS ALUNOS, NO QUAL FOI REALIZADA UMA SÉRIE DE QUESTIONAMENTOS SOBRE O CONTEÚDO DE REAÇÕES QUÍMICA, NA FORMA DE UM QUIZ.