A INTRODUÇÃO DE JOGOS E BRINCADEIRAS NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZADO. ESSAS ATIVIDADES SÃO A FORMA MAIS VIÁVEL PARA ENSINAR AOS JOVENS TEMAS SOCIAIS E AMBIENTAIS IMPORTANTES, DESTACANDO-SE A SUSTENTABILIDADE, POIS, COM ESSAS INICIATIVAS, APRENDEM DE MODO LÚDICO E DINÂMICO, DIFERENTE DO ENSINO METÓDICO E MECANIZADO TRADICIONAL. PORTANTO O OBJETIVO DO PRESENTE TRABALHO É PROPORCIONAR A SOCIEDADE CIENTÍFICA O JOGO “VIVA: A SOBREVIVÊNCIA DO MAIS FORTE” E ANALISAR COMO O MESMO PODE AUXILIAR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, DESSE MODO, FACILITANDO E TORNANDO DINÂMICO O CONHECIMENTO. O TRABALHO FOI DESENVOLVIDO ATRAVÉS DO PROJETO “EDUCAÇÃO PARA DESENVOLVIMENTO DA CIDADANIA E SUSTENTABILIDADE: A INFLUÊNCIA DAS ATIVIDADES LÚDICAS NO AMBIENTE ESCOLAR”, CUJO AO QUAL OCORREU NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE – IFRN CAMPUS NATAL - CENTRAL. O JOGO FOI CONFECCIONADO ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS REUTILIZADOS, ASSIM, DE AMPLA ACESSIBILIDADE, POSSIBILITANDO O ALCANCE A ÁREAS E COMUNIDADES MAIS POBRES E DISPONDO UM COMPARTILHAMENTO DE INFORMAÇÕES ABRANGENTE. “VIVA” É UM JOGO DE CARTAS QUE TRAZ ASSUNTOS RELACIONADOS A DOENÇAS, NESSE CASO A DENGUE, TAIS COMO SEUS MODOS DE TRANSMISSÃO E SINTOMAS, ALÉM DE COMO EVITÁ-LA. CONTATA-SE QUE O JOGO PODE CAUSAR IMPACTOS POSITIVOS NA VIDA DOS ESTUDANTES, AMPLIANDO SEU PENSAMENTO CRÍTICO E SUA AUTONOMIA, BEM COMO DESENVOLVENDO HÁBITOS SUSTENTÁVEIS, OCASIONANDO NAS COMUNIDADES UMA MUDANÇA SOCIAL, PRATICANDO O QUE APRENDERAM COM O JOGO EM SEU COTIDIANO.