BARBOSA, Ivson De Sousa et al.. Trilha pedológica: a pedagogia do solo. Anais IV CONAPESC... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/57275>. Acesso em: 13/11/2024 19:15
O AVANÇO DA DEGRADAÇÃO DO SOLO É EXPRESIVO E COMPROMETE A MANUTENÇÃO DA VIDA SOBRE A TERRA, SENDO URGENTES ATIVIDADES QUE BUSQUEM A POPULARIZAÇÃO DOS CONCEITOS SOBRE ESSE RECURSO AMBIENTAL PARA MINIMIZAR OS PROCESSOS DE DEVASTAÇÃO E PERDAS DE SOLO E A ESCOLA É O ESPAÇO IDEAL PARA INICIAR ESSA ATIVIDADE DE SENSIBILIZAÇÃO E DESPERTAMENTO. NA INCESSANTE BUSCA DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO DE SOLOS, QUE ATENDA AOS PRESSUPOSTOS DOS PARÂMETROS DE CURRICULARES NACIONAL (PCNS), E DE FUGA DO ENSINO TRADICIONAL, O TRABALHO OBJETIVA APRESENTAR AS AÇÕES DO PROJETO SOLO NA ESCOLA/UFCG, FOCANDO NAS TRILHAS PEDOLÓGICAS INTERPRETATIVAS COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA DIALÓGICA PARA SOCIALIZAR CONCEITOS SOBRE O SOLO E FAZER UMA ANALISE DO USO DESTA ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA. AS ATIVIDADES SÃO DESENVOLVIDAS ROTINEIRAMENTE NO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DA UFCG, NO CARIRI PARAIBANO, E TEM COMO REFERÊNCIA O ESPAÇO DE EDUCAÇÃO EM SOLOS. OS RESULTADOS OBTIDOS TEM SIDO EXPRESSIVOS E SURPREENDENTES, MOSTRANDO-SE UM CAMINHO FRUTÍFERO PARA O DESENVOLVIMENTO DE CONTEÚDOS CONCEITUAIS E PROCEDIMENTAIS DO ENSINO DE SOLOS PARA AS TURMAS DO ENSINO INFANTIL, FUNDAMENTAL E MÉDIO.