CONTEXTUALIZANDO AS AULAS DE QUÍMICA ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO DE UMA TABELA PERIÓDICA
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 56687 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 186 "inscrito_id" => 1051 "titulo" => "CONTEXTUALIZANDO AS AULAS DE QUÍMICA ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO DE UMA TABELA PERIÓDICA" "resumo" => "RECENTEMENTE A ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS DECLAROU 2019 COMO SENDO O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS QUÍMICOS. A TABELA PERIÓDICA É UMA FERRAMENTA MUITO VALIOSA PARA A QUÍMICA E SEU ENTENDIMENTO É DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA PARA DESENVOLVER O CONHECIMENTO CIENTÍFICO. AO ANALISAR ALGUNS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA DO 1° ANO DO ENSINO MÉDIO SOBRE O CONTEÚDO DA TABELA PERIÓDICA, NOTA-SE QUE ESSE ASSUNTO É ABORDADO DE FORMA SUPERFICIAL E NÃO DIDÁTICA, PRINCIPALMENTE NO QUE SE REFERE AO SEU CONTEXTO HISTÓRICO. COM ISSO, O ESTUDO TEM COMO OBJETIVO CONSTRUIR UMA TABELA PERIÓDICA INTERATIVA E DE BAIXO CUSTO COM ALUNOS DO 1° ANO DO ENSINO MÉDIO E ATRELADO A ISSO, RESSALTAR E HOMENAGEAR OS 150 ANOS DE CRIAÇÃO DA MESMA. O PRESENTE TRABALHO TRATA-SE DE UM ESTUDO QUALITATIVO DESCRITIVO, DO TIPO RELATO DE EXPERIÊNCIA, VIVENCIADO E DIRIGIDO POR ALUNOS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE. A CONSTRUÇÃO DA TABELA PERIÓDICA INTERATIVA MOSTROU-SE SER UMA FERRAMENTA DIDÁTICA EFICIENTE PARA AUXILIAR E ESTIMULAR O ESTUDO DA MESMA, NO QUAL SERÁ CONSULTADO POSTERIORMENTE POR TODOS OS PROFESSORES E ALUNOS DA ESCOLA TRABALHADA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 03: Novas abordagens na pesquisa e no ensino de Química" "palavra_chave" => "TABELA PERIÓDICA, ENSINO DE QUÍMICA, METODOLOGIAS DE ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD4_SA3_ID1051_26062019114632.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ DIMAS RODRIGUES GARCIA" "autor_nome_curto" => "DIMAS GARCIA" "autor_email" => "jdimasrodrigues@hotmail.c" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 56687 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 186 "inscrito_id" => 1051 "titulo" => "CONTEXTUALIZANDO AS AULAS DE QUÍMICA ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO DE UMA TABELA PERIÓDICA" "resumo" => "RECENTEMENTE A ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS DECLAROU 2019 COMO SENDO O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS QUÍMICOS. A TABELA PERIÓDICA É UMA FERRAMENTA MUITO VALIOSA PARA A QUÍMICA E SEU ENTENDIMENTO É DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA PARA DESENVOLVER O CONHECIMENTO CIENTÍFICO. AO ANALISAR ALGUNS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA DO 1° ANO DO ENSINO MÉDIO SOBRE O CONTEÚDO DA TABELA PERIÓDICA, NOTA-SE QUE ESSE ASSUNTO É ABORDADO DE FORMA SUPERFICIAL E NÃO DIDÁTICA, PRINCIPALMENTE NO QUE SE REFERE AO SEU CONTEXTO HISTÓRICO. COM ISSO, O ESTUDO TEM COMO OBJETIVO CONSTRUIR UMA TABELA PERIÓDICA INTERATIVA E DE BAIXO CUSTO COM ALUNOS DO 1° ANO DO ENSINO MÉDIO E ATRELADO A ISSO, RESSALTAR E HOMENAGEAR OS 150 ANOS DE CRIAÇÃO DA MESMA. O PRESENTE TRABALHO TRATA-SE DE UM ESTUDO QUALITATIVO DESCRITIVO, DO TIPO RELATO DE EXPERIÊNCIA, VIVENCIADO E DIRIGIDO POR ALUNOS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE. A CONSTRUÇÃO DA TABELA PERIÓDICA INTERATIVA MOSTROU-SE SER UMA FERRAMENTA DIDÁTICA EFICIENTE PARA AUXILIAR E ESTIMULAR O ESTUDO DA MESMA, NO QUAL SERÁ CONSULTADO POSTERIORMENTE POR TODOS OS PROFESSORES E ALUNOS DA ESCOLA TRABALHADA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 03: Novas abordagens na pesquisa e no ensino de Química" "palavra_chave" => "TABELA PERIÓDICA, ENSINO DE QUÍMICA, METODOLOGIAS DE ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD4_SA3_ID1051_26062019114632.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ DIMAS RODRIGUES GARCIA" "autor_nome_curto" => "DIMAS GARCIA" "autor_email" => "jdimasrodrigues@hotmail.c" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }