Artigo Anais IV CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

BUSCANDO ROMPER A LINHA TÊNUE ENTRE TEORIA E PRÁTICA: A EXPERIÊNCIA DE APLICAR UM PLANO DE AULA PARA O ESTUDO DA CIRCUNFERÊNCIA EM GEOMETRIA ANALÍTICA

Palavra-chaves: PLANO DE AULA, DIDÁTICA, TEORIA E PRÁTICA, GEOMETRIA ANALÍTICA Comunicação Oral (CO) AT 01: Pesquisa e ensino da Matemática
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 56626
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 862
    "inscrito_id" => 1824
    "titulo" => "BUSCANDO ROMPER A LINHA TÊNUE ENTRE TEORIA E PRÁTICA: A EXPERIÊNCIA DE APLICAR UM PLANO DE AULA PARA O ESTUDO DA CIRCUNFERÊNCIA EM GEOMETRIA ANALÍTICA"
    "resumo" => """
      NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA, É IMPRESCINDÍVEL A CONSTRUÇÃO DE UM CONHECIMENTO\r\n
      TEÓRICO CONSISTENTE, DE MODO A CONTRIBUIR COM A QUALIFICAÇÃO DO EXERCÍCIO DO MAGISTÉRIO PELOS DISCENTES\r\n
      EXISTINDO, ADEMAIS, A NECESSIDADE DE SE CONSTRUIR UMA RELAÇÃO ENTRE AS TEORIAS VISTAS NO MEIO ACADÊMICO\r\n
      E SUAS APLICAÇÕES PRÁTICAS NAS SALAS DE AULA. A MOTIVAÇÃO PARA A PRODUÇÃO DESTE RELATO ESTÁ NA REALIZAÇÃO\r\n
      DE UMA ATIVIDADE DE CAMPO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE\r\n
      PERNAMBUCO – CAMPUS DO AGRESTE, REFERENTE À COMPONENTE CURRICULAR DIDÁTICA. A ATIVIDADE CONSISTIU\r\n
      NA FORMULAÇÃO E APLICAÇÃO DE UM PLANO DE AULA DENTRO DA MATRIZ CURRICULAR DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA,\r\n
      O CONTEÚDO ESPECIFICO DENTRO DESSE PRISMA SERIA DETERMINADO PELO DISCENTE, QUE NESTE CASO FOI REFERENTE\r\n
      AO ESTUDO ANALÍTICO DA CIRCUNFERÊNCIA. O CONTEXTO DE AULA SE DEU EM UMA TURMA DO 3º ANO DO ENSINO\r\n
      MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE SURUBIM-PE. COMO REFERENCIAL TEÓRICO, FOI UTILIZADO A\r\n
      PARTIR DAS AULAS DE DIDÁTICA, TEXTOS DE AUTORES DA ÁREA, COM FIM DE AMBIENTAÇÃO COM A COMPONENTE E\r\n
      ORIENTAÇÃO PARA A ATIVIDADE. ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DO PLANO DE AULA, FOI POSSÍVEL PERCEBER ALGUNS ASPECTOS\r\n
      ESTUDADOS PELA DIDÁTICA, O QUE CONTRIBUI DE MANEIRA SIGNIFICATIVA PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA EXPERIÊNCIA\r\n
      DOCENTE EMBASADA NA PERCEPÇÃO DE DIVERSOS FATORES PRESENTES NA SALA DE AULA NO PROCESSO DE ENSINOAPRENDIZAGEM,\r\n
      PROPORCIONANDO O ROMPIMENTO DO ENTRAVE EXISTENTE ENTRE TEORIA E PRÁTICA NA LICENCIATURA\r\n
      EM MATEMÁTICA.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa e ensino da Matemática"
    "palavra_chave" => "PLANO DE AULA, DIDÁTICA, TEORIA E PRÁTICA, GEOMETRIA ANALÍTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA1_ID1824_31072019224435.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO VICTOR OLIVEIRA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO VICTOR"
    "autor_email" => "jvictorol14@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 56626
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 862
    "inscrito_id" => 1824
    "titulo" => "BUSCANDO ROMPER A LINHA TÊNUE ENTRE TEORIA E PRÁTICA: A EXPERIÊNCIA DE APLICAR UM PLANO DE AULA PARA O ESTUDO DA CIRCUNFERÊNCIA EM GEOMETRIA ANALÍTICA"
    "resumo" => """
      NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA, É IMPRESCINDÍVEL A CONSTRUÇÃO DE UM CONHECIMENTO\r\n
      TEÓRICO CONSISTENTE, DE MODO A CONTRIBUIR COM A QUALIFICAÇÃO DO EXERCÍCIO DO MAGISTÉRIO PELOS DISCENTES\r\n
      EXISTINDO, ADEMAIS, A NECESSIDADE DE SE CONSTRUIR UMA RELAÇÃO ENTRE AS TEORIAS VISTAS NO MEIO ACADÊMICO\r\n
      E SUAS APLICAÇÕES PRÁTICAS NAS SALAS DE AULA. A MOTIVAÇÃO PARA A PRODUÇÃO DESTE RELATO ESTÁ NA REALIZAÇÃO\r\n
      DE UMA ATIVIDADE DE CAMPO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE\r\n
      PERNAMBUCO – CAMPUS DO AGRESTE, REFERENTE À COMPONENTE CURRICULAR DIDÁTICA. A ATIVIDADE CONSISTIU\r\n
      NA FORMULAÇÃO E APLICAÇÃO DE UM PLANO DE AULA DENTRO DA MATRIZ CURRICULAR DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA,\r\n
      O CONTEÚDO ESPECIFICO DENTRO DESSE PRISMA SERIA DETERMINADO PELO DISCENTE, QUE NESTE CASO FOI REFERENTE\r\n
      AO ESTUDO ANALÍTICO DA CIRCUNFERÊNCIA. O CONTEXTO DE AULA SE DEU EM UMA TURMA DO 3º ANO DO ENSINO\r\n
      MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE SURUBIM-PE. COMO REFERENCIAL TEÓRICO, FOI UTILIZADO A\r\n
      PARTIR DAS AULAS DE DIDÁTICA, TEXTOS DE AUTORES DA ÁREA, COM FIM DE AMBIENTAÇÃO COM A COMPONENTE E\r\n
      ORIENTAÇÃO PARA A ATIVIDADE. ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DO PLANO DE AULA, FOI POSSÍVEL PERCEBER ALGUNS ASPECTOS\r\n
      ESTUDADOS PELA DIDÁTICA, O QUE CONTRIBUI DE MANEIRA SIGNIFICATIVA PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA EXPERIÊNCIA\r\n
      DOCENTE EMBASADA NA PERCEPÇÃO DE DIVERSOS FATORES PRESENTES NA SALA DE AULA NO PROCESSO DE ENSINOAPRENDIZAGEM,\r\n
      PROPORCIONANDO O ROMPIMENTO DO ENTRAVE EXISTENTE ENTRE TEORIA E PRÁTICA NA LICENCIATURA\r\n
      EM MATEMÁTICA.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa e ensino da Matemática"
    "palavra_chave" => "PLANO DE AULA, DIDÁTICA, TEORIA E PRÁTICA, GEOMETRIA ANALÍTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA1_ID1824_31072019224435.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO VICTOR OLIVEIRA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO VICTOR"
    "autor_email" => "jvictorol14@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de setembro de 2019

Resumo

NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA, É IMPRESCINDÍVEL A CONSTRUÇÃO DE UM CONHECIMENTO TEÓRICO CONSISTENTE, DE MODO A CONTRIBUIR COM A QUALIFICAÇÃO DO EXERCÍCIO DO MAGISTÉRIO PELOS DISCENTES EXISTINDO, ADEMAIS, A NECESSIDADE DE SE CONSTRUIR UMA RELAÇÃO ENTRE AS TEORIAS VISTAS NO MEIO ACADÊMICO E SUAS APLICAÇÕES PRÁTICAS NAS SALAS DE AULA. A MOTIVAÇÃO PARA A PRODUÇÃO DESTE RELATO ESTÁ NA REALIZAÇÃO DE UMA ATIVIDADE DE CAMPO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO – CAMPUS DO AGRESTE, REFERENTE À COMPONENTE CURRICULAR DIDÁTICA. A ATIVIDADE CONSISTIU NA FORMULAÇÃO E APLICAÇÃO DE UM PLANO DE AULA DENTRO DA MATRIZ CURRICULAR DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA, O CONTEÚDO ESPECIFICO DENTRO DESSE PRISMA SERIA DETERMINADO PELO DISCENTE, QUE NESTE CASO FOI REFERENTE AO ESTUDO ANALÍTICO DA CIRCUNFERÊNCIA. O CONTEXTO DE AULA SE DEU EM UMA TURMA DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE SURUBIM-PE. COMO REFERENCIAL TEÓRICO, FOI UTILIZADO A PARTIR DAS AULAS DE DIDÁTICA, TEXTOS DE AUTORES DA ÁREA, COM FIM DE AMBIENTAÇÃO COM A COMPONENTE E ORIENTAÇÃO PARA A ATIVIDADE. ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DO PLANO DE AULA, FOI POSSÍVEL PERCEBER ALGUNS ASPECTOS ESTUDADOS PELA DIDÁTICA, O QUE CONTRIBUI DE MANEIRA SIGNIFICATIVA PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA EXPERIÊNCIA DOCENTE EMBASADA NA PERCEPÇÃO DE DIVERSOS FATORES PRESENTES NA SALA DE AULA NO PROCESSO DE ENSINOAPRENDIZAGEM, PROPORCIONANDO O ROMPIMENTO DO ENTRAVE EXISTENTE ENTRE TEORIA E PRÁTICA NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.