NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA, É IMPRESCINDÍVEL A CONSTRUÇÃO DE UM CONHECIMENTO
TEÓRICO CONSISTENTE, DE MODO A CONTRIBUIR COM A QUALIFICAÇÃO DO EXERCÍCIO DO MAGISTÉRIO PELOS DISCENTES
EXISTINDO, ADEMAIS, A NECESSIDADE DE SE CONSTRUIR UMA RELAÇÃO ENTRE AS TEORIAS VISTAS NO MEIO ACADÊMICO
E SUAS APLICAÇÕES PRÁTICAS NAS SALAS DE AULA. A MOTIVAÇÃO PARA A PRODUÇÃO DESTE RELATO ESTÁ NA REALIZAÇÃO
DE UMA ATIVIDADE DE CAMPO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE
PERNAMBUCO – CAMPUS DO AGRESTE, REFERENTE À COMPONENTE CURRICULAR DIDÁTICA. A ATIVIDADE CONSISTIU
NA FORMULAÇÃO E APLICAÇÃO DE UM PLANO DE AULA DENTRO DA MATRIZ CURRICULAR DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA,
O CONTEÚDO ESPECIFICO DENTRO DESSE PRISMA SERIA DETERMINADO PELO DISCENTE, QUE NESTE CASO FOI REFERENTE
AO ESTUDO ANALÍTICO DA CIRCUNFERÊNCIA. O CONTEXTO DE AULA SE DEU EM UMA TURMA DO 3º ANO DO ENSINO
MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE SURUBIM-PE. COMO REFERENCIAL TEÓRICO, FOI UTILIZADO A
PARTIR DAS AULAS DE DIDÁTICA, TEXTOS DE AUTORES DA ÁREA, COM FIM DE AMBIENTAÇÃO COM A COMPONENTE E
ORIENTAÇÃO PARA A ATIVIDADE. ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DO PLANO DE AULA, FOI POSSÍVEL PERCEBER ALGUNS ASPECTOS
ESTUDADOS PELA DIDÁTICA, O QUE CONTRIBUI DE MANEIRA SIGNIFICATIVA PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA EXPERIÊNCIA
DOCENTE EMBASADA NA PERCEPÇÃO DE DIVERSOS FATORES PRESENTES NA SALA DE AULA NO PROCESSO DE ENSINOAPRENDIZAGEM,
PROPORCIONANDO O ROMPIMENTO DO ENTRAVE EXISTENTE ENTRE TEORIA E PRÁTICA NA LICENCIATURA
EM MATEMÁTICA.