NO ATUAL PERÍODO EM QUE VIVEMOS, TECNOLOGIA E CIÊNCIA CAMINHAM LADO A LADO E ESTÃO PROFUNDAMENTE LIGADAS AO NOSSO COTIDIANO. A EDUCAÇÃO 4.0 JÁ É UMA REALIDADE NA ESCOLA PÚBLICA NO NORDESTE PARAENSE, EM PLENA AMAZÔNIA. ESSE RELATO DE EXPERIÊNCIA VEM DEMONSTRAR O PROJETO ROBÓTICA PEDAGÓGICA APLICADO NA ESCOLA MAJOR CORNÉLIO PEIXOTO, E COMO PODE SER UMA FERRAMENTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS JUNTO AS TEORIAS DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE DAVID AUSUBEL, TEORIA DO CONSTRUCIONISMO E A TEORIA DO CONECTIVISMO GEORGE SIEMENS E STEPHEN. ALÉM DEMONSTRAR O USO DO ARDUÍNO E DO ARDUBLOCKLY COMO INSTRUMENTOS DA TEORIA APRENDER FAZENDO. POIS A ESCOLA ENQUANTO INSTITUIÇÃO SOCIAL, POR SUA VEZ, TEM UM PAPEL IMPORTANTE A DESEMPENHAR, NÃO SOMENTE DE ADQUIRIR CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS E TÉCNICOS, MAS TAMBÉM INCENTIVAR A BUSCA PELA APLICABILIDADE DO QUE FOI EXERCIDO EM SALA DE AULA. PARA CONSOLIDAR A PESQUISA FORAM ESTABELECIDOS QUESTIONÁRIOS QUALITATIVOS E RELATOS DE PROFESSORES EM RELAÇÃO A EFETIVIDADE DO ENSINO USANDO A ROBÓTICA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.