O FRACASSO ESCOLAR NOS ÚLTIMOS ANOS TEM SE TORNADO UM DESAFIO EDUCACIONAL, SENDO UM DOS PROBLEMAS MAIS ENCONTRADOS NAS ESCOLAS BRASILEIRAS. O PROCESSO DO FRACASSO ESCOLAR TAMBÉM SE OCASIONA NO DISTANCIAMENTO QUE EXISTE ENTRE A REALIDADE DO ALUNO, ONDE CONHECIMENTOS ESCOLARES NÃO FAZEM SENTIDO OU SIGNIFICADO AO MESMO.O PRESENTE TRABALHO TEVE COM OBJETIVO ENTREVISTAR TRÊS PROFESSORES DA ESCOLA BÁSICA, A FIM DE SABER UM POUCO DO POR QUE AS ESCOLAS BRASILEIRAS ESTÃO CAMINHANDO PARA O FRACASSO ESCOLAR E CAPTAR OS SIGNIFICADOS QUE ESSES PROFISSIONAIS DÃO AO FRACASSO ESCOLAR, COMO IDENTIFICAM SUAS CAUSAS E QUE CAMINHOS PROPÕEM DIANTE DE TAL REALIDADE. OS PROFESSORES ENTREVISTADOS SÃO DE CIDADES DISTINTAS, DOIS DO MUNICÍPIO DE GURINHÉM, PARAÍBA E OUTRO DO MUNICÍPIO DE ARARUNA, PARAÍBA. APLICAMOS AOS PROFESSORES UM QUESTIONÁRIO DE CINCO QUESTÕES SOBRE O FRACASSO ESCOLAR. PORÉM, O FRACASSO ESCOLAR VEM ENFRENTANDO VÁRIAS DIFICULDADES ENCONTRADAS NAS ESCOLAS QUANDO O GOVERNO NÃO QUER QUE O ALUNO SEJA REPROVADO, POIS ASSIM GERA MAIS DESPESA. ASSIM PASSANDO PARAS AS SÉRIES SEGUINTES O ALUNO SE DEPARA CADA VEZ MAIS COM DIFICULDADES, E A ÁREA EDUCACIONAL VAI FICANDO MAIS FRAGILIZADA, CHEGANDO AO FRACASSO ESCOLAR. PARA COMBATER O FRACASSO ESCOLAR É PRECISO TER UM FINANCIAMENTO ADEQUADO E TER UM MELHOR RECONHECIMENTO DO PROFISSIONAL A FIM DE FORMAR PESSOAS QUE CONSTRUAM SUAS PRÓPRIAS IDEIAS.