O TRABALHO “CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: O USO E DESCARTE DE MEDICAMENTOS EM QUESTÃO”, UNE-SE AO PROJETO “EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESPAÇOS MÚLTIPLOS”, CADASTRADO NO SISTEMA DE INFORMAÇÕES SOBRE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA – SISPG E AO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO – CAMPUS MATA NORTE. TRATA-SE DE UMA PESQUISA EDUCACIONAL COM ABORDAGEM QUANTITATIVO-QUALITATIVA. TENDO-SE POR BASE OS INTUITOS DA INVESTIGAÇÃO, OBSERVA-SE O MÉRITO DE SE PENSAR A RESPEITO DA PROMOÇÃO DA SAÚDE E SUSTENTABILIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS-EJA. EVIDENCIA-SE QUE HÁ RAZÃO PARA SE REFLETIR O ENSINO DE CIÊNCIAS NESTA MODALIDADE, COM VISTAS A MELHORIA DO USO E DESCARTE DE MEDICAMENTOS. E NESTA DIMENSÃO DE CONSTITUIÇÃO DE UM TRABALHO EDUCATIVO QUE EXTRAPOLE A VISÃO CLÍNICO-ASSISTENCIAL DA DOENÇA TEM-SE COMO PERGUNTA DE PARTIDA: O USO E O DESCARTE DE MEDICAMENTOS SE CONSTITUI NUM CONTRIBUTO A PROMOÇÃO DA SAÚDE HUMANA E RESPEITO AO MEIO AMBIENTE? O DESAFIO QUE SE COLOCA É O DE DEMONSTRAR A IMPORTÂNCIA DO PENSAR E AGIR NUMA VISÃO SUSTENTÁVEL EM RESPEITO A GERAÇÃO ATUAL E FUTURA (S).