A PARTIR DE REFLEXÕES FEITAS SOBRE AS TEMÁTICAS DE SEXUALIDADE E IDENTIDADES DE GÊNERO E SUA IMPORTÂNCIA DE SEREM DEBATIDAS EM SALA DE AULA E PENSANDO EM COMO ESSAS TEMÁTICAS VEM ABORDADAS NO LIVRO DIDÁTICO, ESSA PESQUISA TEM COMO OBJETIVO IDENTIFICAR OS RECURSOS ADICIONAIS E ATIVIDADES COMPLEMENTARES NO MANUAL DO PROFESSOR DO LIVRO DIDÁTICO DE BIOLOGIA, A RESPEITO DAS TEMÁTICAS DE SEXUALIDADE E IDENTIDADES DE GÊNERO. VISTO QUE O MANUAL TEM COMO PROPÓSITO INSTRUIR O PROFESSOR EM COMO PREPARAR E DAR CONTINUIDADE EM SUAS AULAS. COM ISSO, A PARTIR DE UMA FICHA ADAPTADA ESTA PESQUISA IDENTIFICOU A PRINCÍPIO, DUAS COLEÇÕES DE LIVRO DIDÁTICO DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO APROVADAS PELO PNLD/2018, COM A FINALIDADE DE AVERIGUAR SE ESTAS COLEÇÕES ABORDAM AS TEMÁTICAS ACIMA DESCRITAS, AS QUAIS SÃO EXIGÊNCIAS DO PLANO NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO. NESSE SENTIDO, PODE-SE PERCEBER QUE AMBAS AS COLEÇÕES APRESENTAM CONTEÚDOS QUE NORTEIAM ESSES TEMAS, PORÉM NÃO POSSÍVEL IDENTIFICAR ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA O AUXILIO DO PROFESSOR EM SALA DE AULA, EM AMBAS AS COLEÇÕES.