BATISTA, Arielli Carvalho et al.. Química dinâmica. Anais IV CONAPESC... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/57165>. Acesso em: 23/12/2024 03:49
O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM CONTA ATUALMENTE COM A TECNOLOGIA COMO MEIO FACILITADOR, NESTE SENTIDO ESTE PROJETO PROPÕE A UTILIZAÇÃO DE UMA TABELA PERIÓDICA ACESSÍVEL PARA AUXILIAR NA APRENDIZAGEM ACERCA DOS ELEMENTOS QUÍMICOS DISPOSTOS NA TABELA, BEM COMO DAS CARACTERÍSTICAS DOS ELEMENTOS INDIVIDUAIS. A PARTIR DESTE PROJETO, FOI POSSÍVEL CONSTRUIR UMA TABELA PERIÓDICA INTERATIVA, ONDE POR MEIO DE BOTÕES E DE INFORMAÇÕES TÁTEIS CODIFICADAS EM BAILE É POSSÍVEL INTERAGIR E OBTER INFORMAÇÕES SOBRE OS ELEMENTOS DA TABELA NO FORMATO DE ÁUDIO, PRECIOSAS PARA AS PESSOAS CEGAS, E NO FORMATO DE VÍDEO, COM A INTERPRETAÇÃO DOS ÁUDIOS EM LINGUAGEM BRASILEIRAS DE SINAIS – LIBRAS, O QUE INCLUI PESSOAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA. A TABELA INTERATIVA CRIADA, AUXILIA NÃO SOMENTE PESSOAS COM ALGUM TIPO DE DEFICIÊNCIA, MAS TAMBÉM AQUELAS PESSOAS SEM DEFICIÊNCIA POIS AS INFORMAÇÕES ALI PRESENTES PODEM SER ATUALIZADAS PERIODICAMENTE, PROMOVENDO UMA INTERAÇÃO CONSTATE DA COMUNIDADE ESCOLAR COM A TABELA PERIÓDICA.