Artigo Anais IV CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

ROBÓTICA EDUCACIONAL E O DESENVOLVIMENTO DO RACICÍNIO PROPORCIONAL POR MEIO DE SITUAÇÕES PROBLEMAS: LIMITES E POSSIBILIDADES

Palavra-chaves: ROBÓTICA EDUCACIONAL, SITUAÇÕES PROBLEMAS, RACIOCÍNIO PROPORCIONAL Comunicação Oral (CO) AT 01: Pesquisa e ensino da Matemática
0 of 0
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 57202 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 302 "inscrito_id" => 1959 "titulo" => "ROBÓTICA EDUCACIONAL E O DESENVOLVIMENTO DO RACICÍNIO PROPORCIONAL POR MEIO DE SITUAÇÕES PROBLEMAS: LIMITES E POSSIBILIDADES" "resumo" => "NESTE ARTIGO APRESENTAMOS O RECORTE DE UMA DISSERTAÇÃO REALIZADA NO ÂMBITO DE UM PROJETO MAIOR, EM REDE, OBEDUC/CAPES, ENTRE AS INSTITUIÇÕES UFMS, UEPB E UFAL. O ESTUDO DE CASO NASCE A PARTIR DA NECESSIDADE DE COMPREENDER ATÉ QUE PONTO E DE QUE MANEIRA O USO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL (RE) POR MEIO DE SITUAÇÕES PROBLEMAS PODEM CONTRIBUIR PARA DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO PROPORCIONAL. A PESQUISA EM SUA GÊNESE É DIVIDIDA EM DUAS ETAPAS: A PRIMEIRA, DE CARÁTER MAIS EXPLORATÓRIO, A QUAL PROCUROU ANALISAR O RACIOCÍNIO PROPORCIONAL DOS ALUNOS PREVIAMENTE, SEM O USO DA RE, NÃO SERÁ DISCUTIDA NO PRESENTE ARTIGO. A SEGUNDA MAIS ESPECÍFICA, COM USO DA RE NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, SERÁ DISCUTIDA. AS SITUAÇÕES PROBLEMAS FORAM DESENVOLVIDAS COM CONTRIBUIÇÕES DOS MEMBROS DA EQUIPE DO PROJETO OBEDUC/CAPES NÚCLEO UEPB, ROBÓTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, NA QUAL FORAM ELABORADAS PROPOSTAS DIDÁTICAS. UTILIZOU-SE COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE A GRAVAÇÃO EM ÁUDIO E VÍDEO, ALÉM DA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE. PARTICIPARAM DA PESQUISA 8 ALUNOS DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA ESTADUAL, LOCALIZADA NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE – PB. AO CONCLUIR, APRESENTAM-SE ALGUNS DOS RESULTADOS DA INVESTIGAÇÃO REALIZADA NESTE DOMÍNIO, NO QUE CONCERNE A COMPLEXIDADE QUE EMERGE DESDE O INTERIOR DO SUJEITO QUE APRENDE, O IMPORTANTE PAPEL DA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMAS EM AMBIENTE ROBÓTICO, A QUAL ADEQUADAMENTE FORMULADAS, PODE TER CARACTERÍSTICAS QUE PODEM MOBILIZAR OS SUJEITOS EM SALA DE AULA, AMPLIANDO AS POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM, ALÉM DE FORNECER INDÍCIOS DO DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO PROPORCIONAL.NESTE ARTIGO APRESENTAMOS O RECORTE DE UMA DISSERTAÇÃO REALIZADA NO ÂMBITO DE UM PROJETO MAIOR, EM REDE, OBEDUC/CAPES, ENTRE AS INSTITUIÇÕES UFMS, UEPB E UFAL. " "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa e ensino da Matemática" "palavra_chave" => "ROBÓTICA EDUCACIONAL, SITUAÇÕES PROBLEMAS, RACIOCÍNIO PROPORCIONAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA1_ID1959_30062019175346.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDVANILSON SANTOS DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "EDVANILSON" "autor_email" => "edvanilsom@gmail.com" "autor_ies" => "UFMS/UFPB/FACULDADE SENAI-PB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 57202 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 302 "inscrito_id" => 1959 "titulo" => "ROBÓTICA EDUCACIONAL E O DESENVOLVIMENTO DO RACICÍNIO PROPORCIONAL POR MEIO DE SITUAÇÕES PROBLEMAS: LIMITES E POSSIBILIDADES" "resumo" => "NESTE ARTIGO APRESENTAMOS O RECORTE DE UMA DISSERTAÇÃO REALIZADA NO ÂMBITO DE UM PROJETO MAIOR, EM REDE, OBEDUC/CAPES, ENTRE AS INSTITUIÇÕES UFMS, UEPB E UFAL. O ESTUDO DE CASO NASCE A PARTIR DA NECESSIDADE DE COMPREENDER ATÉ QUE PONTO E DE QUE MANEIRA O USO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL (RE) POR MEIO DE SITUAÇÕES PROBLEMAS PODEM CONTRIBUIR PARA DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO PROPORCIONAL. A PESQUISA EM SUA GÊNESE É DIVIDIDA EM DUAS ETAPAS: A PRIMEIRA, DE CARÁTER MAIS EXPLORATÓRIO, A QUAL PROCUROU ANALISAR O RACIOCÍNIO PROPORCIONAL DOS ALUNOS PREVIAMENTE, SEM O USO DA RE, NÃO SERÁ DISCUTIDA NO PRESENTE ARTIGO. A SEGUNDA MAIS ESPECÍFICA, COM USO DA RE NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, SERÁ DISCUTIDA. AS SITUAÇÕES PROBLEMAS FORAM DESENVOLVIDAS COM CONTRIBUIÇÕES DOS MEMBROS DA EQUIPE DO PROJETO OBEDUC/CAPES NÚCLEO UEPB, ROBÓTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, NA QUAL FORAM ELABORADAS PROPOSTAS DIDÁTICAS. UTILIZOU-SE COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE A GRAVAÇÃO EM ÁUDIO E VÍDEO, ALÉM DA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE. PARTICIPARAM DA PESQUISA 8 ALUNOS DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA ESTADUAL, LOCALIZADA NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE – PB. AO CONCLUIR, APRESENTAM-SE ALGUNS DOS RESULTADOS DA INVESTIGAÇÃO REALIZADA NESTE DOMÍNIO, NO QUE CONCERNE A COMPLEXIDADE QUE EMERGE DESDE O INTERIOR DO SUJEITO QUE APRENDE, O IMPORTANTE PAPEL DA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMAS EM AMBIENTE ROBÓTICO, A QUAL ADEQUADAMENTE FORMULADAS, PODE TER CARACTERÍSTICAS QUE PODEM MOBILIZAR OS SUJEITOS EM SALA DE AULA, AMPLIANDO AS POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM, ALÉM DE FORNECER INDÍCIOS DO DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO PROPORCIONAL.NESTE ARTIGO APRESENTAMOS O RECORTE DE UMA DISSERTAÇÃO REALIZADA NO ÂMBITO DE UM PROJETO MAIOR, EM REDE, OBEDUC/CAPES, ENTRE AS INSTITUIÇÕES UFMS, UEPB E UFAL. " "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa e ensino da Matemática" "palavra_chave" => "ROBÓTICA EDUCACIONAL, SITUAÇÕES PROBLEMAS, RACIOCÍNIO PROPORCIONAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA1_ID1959_30062019175346.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDVANILSON SANTOS DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "EDVANILSON" "autor_email" => "edvanilsom@gmail.com" "autor_ies" => "UFMS/UFPB/FACULDADE SENAI-PB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 02 de setembro de 2019

Resumo

NESTE ARTIGO APRESENTAMOS O RECORTE DE UMA DISSERTAÇÃO REALIZADA NO ÂMBITO DE UM PROJETO MAIOR, EM REDE, OBEDUC/CAPES, ENTRE AS INSTITUIÇÕES UFMS, UEPB E UFAL. O ESTUDO DE CASO NASCE A PARTIR DA NECESSIDADE DE COMPREENDER ATÉ QUE PONTO E DE QUE MANEIRA O USO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL (RE) POR MEIO DE SITUAÇÕES PROBLEMAS PODEM CONTRIBUIR PARA DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO PROPORCIONAL. A PESQUISA EM SUA GÊNESE É DIVIDIDA EM DUAS ETAPAS: A PRIMEIRA, DE CARÁTER MAIS EXPLORATÓRIO, A QUAL PROCUROU ANALISAR O RACIOCÍNIO PROPORCIONAL DOS ALUNOS PREVIAMENTE, SEM O USO DA RE, NÃO SERÁ DISCUTIDA NO PRESENTE ARTIGO. A SEGUNDA MAIS ESPECÍFICA, COM USO DA RE NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, SERÁ DISCUTIDA. AS SITUAÇÕES PROBLEMAS FORAM DESENVOLVIDAS COM CONTRIBUIÇÕES DOS MEMBROS DA EQUIPE DO PROJETO OBEDUC/CAPES NÚCLEO UEPB, ROBÓTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, NA QUAL FORAM ELABORADAS PROPOSTAS DIDÁTICAS. UTILIZOU-SE COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE A GRAVAÇÃO EM ÁUDIO E VÍDEO, ALÉM DA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE. PARTICIPARAM DA PESQUISA 8 ALUNOS DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA ESTADUAL, LOCALIZADA NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE – PB. AO CONCLUIR, APRESENTAM-SE ALGUNS DOS RESULTADOS DA INVESTIGAÇÃO REALIZADA NESTE DOMÍNIO, NO QUE CONCERNE A COMPLEXIDADE QUE EMERGE DESDE O INTERIOR DO SUJEITO QUE APRENDE, O IMPORTANTE PAPEL DA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMAS EM AMBIENTE ROBÓTICO, A QUAL ADEQUADAMENTE FORMULADAS, PODE TER CARACTERÍSTICAS QUE PODEM MOBILIZAR OS SUJEITOS EM SALA DE AULA, AMPLIANDO AS POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM, ALÉM DE FORNECER INDÍCIOS DO DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO PROPORCIONAL.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.