ROBÓTICA EDUCACIONAL E O DESENVOLVIMENTO DO RACICÍNIO PROPORCIONAL POR MEIO DE SITUAÇÕES PROBLEMAS: LIMITES E POSSIBILIDADES
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 57202 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 302 "inscrito_id" => 1959 "titulo" => "ROBÓTICA EDUCACIONAL E O DESENVOLVIMENTO DO RACICÍNIO PROPORCIONAL POR MEIO DE SITUAÇÕES PROBLEMAS: LIMITES E POSSIBILIDADES" "resumo" => "NESTE ARTIGO APRESENTAMOS O RECORTE DE UMA DISSERTAÇÃO REALIZADA NO ÂMBITO DE UM PROJETO MAIOR, EM REDE, OBEDUC/CAPES, ENTRE AS INSTITUIÇÕES UFMS, UEPB E UFAL. O ESTUDO DE CASO NASCE A PARTIR DA NECESSIDADE DE COMPREENDER ATÉ QUE PONTO E DE QUE MANEIRA O USO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL (RE) POR MEIO DE SITUAÇÕES PROBLEMAS PODEM CONTRIBUIR PARA DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO PROPORCIONAL. A PESQUISA EM SUA GÊNESE É DIVIDIDA EM DUAS ETAPAS: A PRIMEIRA, DE CARÁTER MAIS EXPLORATÓRIO, A QUAL PROCUROU ANALISAR O RACIOCÍNIO PROPORCIONAL DOS ALUNOS PREVIAMENTE, SEM O USO DA RE, NÃO SERÁ DISCUTIDA NO PRESENTE ARTIGO. A SEGUNDA MAIS ESPECÍFICA, COM USO DA RE NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, SERÁ DISCUTIDA. AS SITUAÇÕES PROBLEMAS FORAM DESENVOLVIDAS COM CONTRIBUIÇÕES DOS MEMBROS DA EQUIPE DO PROJETO OBEDUC/CAPES NÚCLEO UEPB, ROBÓTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, NA QUAL FORAM ELABORADAS PROPOSTAS DIDÁTICAS. UTILIZOU-SE COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE A GRAVAÇÃO EM ÁUDIO E VÍDEO, ALÉM DA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE. PARTICIPARAM DA PESQUISA 8 ALUNOS DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA ESTADUAL, LOCALIZADA NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE – PB. AO CONCLUIR, APRESENTAM-SE ALGUNS DOS RESULTADOS DA INVESTIGAÇÃO REALIZADA NESTE DOMÍNIO, NO QUE CONCERNE A COMPLEXIDADE QUE EMERGE DESDE O INTERIOR DO SUJEITO QUE APRENDE, O IMPORTANTE PAPEL DA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMAS EM AMBIENTE ROBÓTICO, A QUAL ADEQUADAMENTE FORMULADAS, PODE TER CARACTERÍSTICAS QUE PODEM MOBILIZAR OS SUJEITOS EM SALA DE AULA, AMPLIANDO AS POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM, ALÉM DE FORNECER INDÍCIOS DO DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO PROPORCIONAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa e ensino da Matemática" "palavra_chave" => "ROBÓTICA EDUCACIONAL, SITUAÇÕES PROBLEMAS, RACIOCÍNIO PROPORCIONAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA1_ID1959_30062019175346.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDVANILSON SANTOS DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "EDVANILSON" "autor_email" => "edvanilsom@gmail.com" "autor_ies" => "UFMS/UFPB/FACULDADE SENAI-PB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 57202 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 302 "inscrito_id" => 1959 "titulo" => "ROBÓTICA EDUCACIONAL E O DESENVOLVIMENTO DO RACICÍNIO PROPORCIONAL POR MEIO DE SITUAÇÕES PROBLEMAS: LIMITES E POSSIBILIDADES" "resumo" => "NESTE ARTIGO APRESENTAMOS O RECORTE DE UMA DISSERTAÇÃO REALIZADA NO ÂMBITO DE UM PROJETO MAIOR, EM REDE, OBEDUC/CAPES, ENTRE AS INSTITUIÇÕES UFMS, UEPB E UFAL. O ESTUDO DE CASO NASCE A PARTIR DA NECESSIDADE DE COMPREENDER ATÉ QUE PONTO E DE QUE MANEIRA O USO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL (RE) POR MEIO DE SITUAÇÕES PROBLEMAS PODEM CONTRIBUIR PARA DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO PROPORCIONAL. A PESQUISA EM SUA GÊNESE É DIVIDIDA EM DUAS ETAPAS: A PRIMEIRA, DE CARÁTER MAIS EXPLORATÓRIO, A QUAL PROCUROU ANALISAR O RACIOCÍNIO PROPORCIONAL DOS ALUNOS PREVIAMENTE, SEM O USO DA RE, NÃO SERÁ DISCUTIDA NO PRESENTE ARTIGO. A SEGUNDA MAIS ESPECÍFICA, COM USO DA RE NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, SERÁ DISCUTIDA. AS SITUAÇÕES PROBLEMAS FORAM DESENVOLVIDAS COM CONTRIBUIÇÕES DOS MEMBROS DA EQUIPE DO PROJETO OBEDUC/CAPES NÚCLEO UEPB, ROBÓTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, NA QUAL FORAM ELABORADAS PROPOSTAS DIDÁTICAS. UTILIZOU-SE COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE A GRAVAÇÃO EM ÁUDIO E VÍDEO, ALÉM DA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE. PARTICIPARAM DA PESQUISA 8 ALUNOS DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA ESTADUAL, LOCALIZADA NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE – PB. AO CONCLUIR, APRESENTAM-SE ALGUNS DOS RESULTADOS DA INVESTIGAÇÃO REALIZADA NESTE DOMÍNIO, NO QUE CONCERNE A COMPLEXIDADE QUE EMERGE DESDE O INTERIOR DO SUJEITO QUE APRENDE, O IMPORTANTE PAPEL DA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMAS EM AMBIENTE ROBÓTICO, A QUAL ADEQUADAMENTE FORMULADAS, PODE TER CARACTERÍSTICAS QUE PODEM MOBILIZAR OS SUJEITOS EM SALA DE AULA, AMPLIANDO AS POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM, ALÉM DE FORNECER INDÍCIOS DO DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO PROPORCIONAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa e ensino da Matemática" "palavra_chave" => "ROBÓTICA EDUCACIONAL, SITUAÇÕES PROBLEMAS, RACIOCÍNIO PROPORCIONAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA1_ID1959_30062019175346.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDVANILSON SANTOS DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "EDVANILSON" "autor_email" => "edvanilsom@gmail.com" "autor_ies" => "UFMS/UFPB/FACULDADE SENAI-PB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }