OS DESAFIOS DO ACESSO À INFORMAÇÃO NA ASSISTÊNCIA PRÉ-NATAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA DE SAÚDE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 57078 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 407 "inscrito_id" => 697 "titulo" => "OS DESAFIOS DO ACESSO À INFORMAÇÃO NA ASSISTÊNCIA PRÉ-NATAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA DE SAÚDE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA" "resumo" => "INTRODUÇÃO: O ACOMPANHAMENTO PRÉ-NATAL PREVISTO PELO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE NO BRASIL TEM COMO FINALIDADE A REDUÇÃO DA MORBIMORTALIDADE MATERNA E INFANTIL, ATRAVÉS DE UMA REDE DE MECANISMOS COMO A HUMANIZAÇÃO, O APRIMORAMENTO DE SISTEMAS INFORMACIONAIS E EDUCAÇÃO EM SAÚDE QUE ATENTEM PARA UMA MELHOR ASSISTÊNCIA DURANTE TODO O PERÍODO PRÉ-NATAL, PARTO E PUERPÉRIO. O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO CONHECER COMO É O ACESSO À INFORMAÇÃO DE GESTANTES FRENTE AO PRÉ-NATAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA DE SAÚDE. METODOLOGIA: ESTUDO DE ABORDAGEM QUANTI-QUALITATIVA DO TIPO REVISÃO INTEGRATIVA POR MEIO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS PUBLICADOS NA SCIENTIFIC ELECTRONIC LIBRARY ONLINE (SCIELO). RESULTADOS E DISCUSSÃO: APÓS LEITURA DOS ARTIGOS, DETERMINARAM-SE TRÊS CATEGORIAS TEMÁTICAS: 1- PRÉ-NATAL: REDUÇÃO DA MORBIMORTALIDADE MATERNA E INFANTIL, APESAR DE SER DEFINIDO COMO UM DOS OBJETIVOS PRINCIPAIS NA ATENÇÃO PRÉ-NATAL, A GRANDE DEMANDA OBSTÉTRICA NA REDE DE ATENÇÃO BÁSICA PODE PROPORCIONAR UMA INEFICIÊNCIA NO SEU ALCANCE, 2- HUMANIZAÇÃO NO PRÉ-NATAL, PARTO E PUERPÉRIO E O SISTEMA DE INFORMAÇÃO PRÉ-NATAL, DETERMINA O ACOMPANHAMENTO DE GESTANTES POR MEIO DE UM SOFTWARE COM UM MAU GERENCIAMENTO DE DADOS PROVOCANDO SUA INCONFIABILIDADE, 3- EDUCAÇÃO EM SAÚDE, INDICA A REALIZAÇÃO DE GRUPOS DE GESTANTES E COMO A RELAÇÃO PROFISSIONAL E USUÁRIOS PODEM SER INTENSIFICADAS DEVIDO AO REPASSE DE DÚVIDAS E EXPERIÊNCIAS NESSE ESPAÇO. CONCLUSÃO: O ESTUDO EVIDENCIA O DESCASO COM A INFORMAÇÃO NO PRÉ-NATAL PROPOSTO PELA PRÁTICA EMERGENCIAL E EXECUÇÃO POSITIVA DE MECANISMOS AFIRMADOS PELA EDUCAÇÃO EM SAÚDE CONTRIBUINDO PARA UMA ASSISTÊNCIA HUMANIZADA NO PRÉ-NATAL." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 10: Ciências da Saúde: abordagens na pesquisa e no ensino" "palavra_chave" => "GESTANTES, PRÉ-NATAL, ATENÇÃO PRIMÁRIA DE SAÚDE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD4_SA10_ID697_01072019142318.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA MARCELA SILVA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "ANA MARCELA" "autor_email" => "anamarcelasf@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 57078 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 407 "inscrito_id" => 697 "titulo" => "OS DESAFIOS DO ACESSO À INFORMAÇÃO NA ASSISTÊNCIA PRÉ-NATAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA DE SAÚDE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA" "resumo" => "INTRODUÇÃO: O ACOMPANHAMENTO PRÉ-NATAL PREVISTO PELO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE NO BRASIL TEM COMO FINALIDADE A REDUÇÃO DA MORBIMORTALIDADE MATERNA E INFANTIL, ATRAVÉS DE UMA REDE DE MECANISMOS COMO A HUMANIZAÇÃO, O APRIMORAMENTO DE SISTEMAS INFORMACIONAIS E EDUCAÇÃO EM SAÚDE QUE ATENTEM PARA UMA MELHOR ASSISTÊNCIA DURANTE TODO O PERÍODO PRÉ-NATAL, PARTO E PUERPÉRIO. O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO CONHECER COMO É O ACESSO À INFORMAÇÃO DE GESTANTES FRENTE AO PRÉ-NATAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA DE SAÚDE. METODOLOGIA: ESTUDO DE ABORDAGEM QUANTI-QUALITATIVA DO TIPO REVISÃO INTEGRATIVA POR MEIO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS PUBLICADOS NA SCIENTIFIC ELECTRONIC LIBRARY ONLINE (SCIELO). RESULTADOS E DISCUSSÃO: APÓS LEITURA DOS ARTIGOS, DETERMINARAM-SE TRÊS CATEGORIAS TEMÁTICAS: 1- PRÉ-NATAL: REDUÇÃO DA MORBIMORTALIDADE MATERNA E INFANTIL, APESAR DE SER DEFINIDO COMO UM DOS OBJETIVOS PRINCIPAIS NA ATENÇÃO PRÉ-NATAL, A GRANDE DEMANDA OBSTÉTRICA NA REDE DE ATENÇÃO BÁSICA PODE PROPORCIONAR UMA INEFICIÊNCIA NO SEU ALCANCE, 2- HUMANIZAÇÃO NO PRÉ-NATAL, PARTO E PUERPÉRIO E O SISTEMA DE INFORMAÇÃO PRÉ-NATAL, DETERMINA O ACOMPANHAMENTO DE GESTANTES POR MEIO DE UM SOFTWARE COM UM MAU GERENCIAMENTO DE DADOS PROVOCANDO SUA INCONFIABILIDADE, 3- EDUCAÇÃO EM SAÚDE, INDICA A REALIZAÇÃO DE GRUPOS DE GESTANTES E COMO A RELAÇÃO PROFISSIONAL E USUÁRIOS PODEM SER INTENSIFICADAS DEVIDO AO REPASSE DE DÚVIDAS E EXPERIÊNCIAS NESSE ESPAÇO. CONCLUSÃO: O ESTUDO EVIDENCIA O DESCASO COM A INFORMAÇÃO NO PRÉ-NATAL PROPOSTO PELA PRÁTICA EMERGENCIAL E EXECUÇÃO POSITIVA DE MECANISMOS AFIRMADOS PELA EDUCAÇÃO EM SAÚDE CONTRIBUINDO PARA UMA ASSISTÊNCIA HUMANIZADA NO PRÉ-NATAL." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 10: Ciências da Saúde: abordagens na pesquisa e no ensino" "palavra_chave" => "GESTANTES, PRÉ-NATAL, ATENÇÃO PRIMÁRIA DE SAÚDE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD4_SA10_ID697_01072019142318.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA MARCELA SILVA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "ANA MARCELA" "autor_email" => "anamarcelasf@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }