O PRESENTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO ANALISAR COMO A METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM-AVALIAÇÃO ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS POTENCIALIZA A APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO DE MÁXIMOS E MÍNIMOS. A PESQUISA DE ENFOQUE QUALITATIVO SE APOIOU NA METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM-AVALIAÇÃO ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PROPOSTAS POR ONUCHIC E ALLEVATO (2011) E FOI REALIZADA EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO SERTÃO PARAIBANO COM OS ALUNOS DO 3° PERÍODO MATRICULADOS NA TURMA DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL II. ESSE ESTUDO PÔDE REVELAR QUE O USO DA REFERIDA METODOLOGIA NA AULA DE MÁXIMOS E MÍNIMOS FOI DE SUMA IMPORTÂNCIA, UMA VEZ QUE AO TRATAR OS ALUNOS COMO PERSONAGENS PRINCIPAIS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM PROPICIOU QUE NOVOS CONCEITOS FOSSEM CONSTRUÍDOS A PARTIR DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS.