DIANTE DA NECESSIDADE DE INOVAÇÕES NO ENSINO DA MATEMÁTICA, OS PROFESSORES DESSA ÁREA DO CONHECIMENTO TÊM OPTADO PELA UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS, VISANDO OBTER SIGNIFICATIVA MELHORA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, ATRAVÉS DO DESAFIO DE APRENDER DE FORMA MAIS DINÂMICA, O QUE POR SUA VEZ INSTIGA O PROFESSOR A TRABALHAR DE FORMA MAIS CRITERIOSA E REFLEXIVA. TEMOS COMO OBJETIVO REFLETIR SOBRE O ENSINO DE GEOMETRIA E O POTENCIAL DIDÁTICO DA UTILIZAÇÃO DO RECURSO DIDÁTICO DENOMINADO JOGO DOS POLÍGONOS COMO AUXILIAR NA APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO DE POLÍGONOS. ESTE JOGO FOI APLICADO COMO PROPOSTA PARA POTENCIALIZAR O ENSINO DAS PROPRIEDADES DOS POLÍGONOS EM TURMAS DO 9º ANO - ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. PARA VALIDAR A PROPOSTA FORAM UTILIZADOS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS QUE ANALISAMOS QUALITATIVAMENTE E QUANTITATIVAMENTE, COLETADOS ATRAVÉS DE UM QUESTIONÁRIO RESPONDIDOS PELOS ALUNOS. PARA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA, BASEAMO-NOS EM LORENZATO, RÊGO, SMOLE, ENTRE OUTROS. COMO RESULTADO, OBTIVEMOS QUE O INTERESSE PELO JOGO ORA PROPOSTO E APLICADO, COMO TAMBÉM PELO CONTEÚDO FOI CRESCENDO AO LONGO DAS AULAS E A SOLIDIFICAÇÃO DOS CONCEITOS FOI ACONTECENDO. ASSIM, CONCLUÍMOS QUE AS AULAS FORAM PRODUTIVAS, COM OS ALUNOS DEMONSTRANDO MOTIVAÇÃO DE PARTICIPAR DO PROCESSO.