O TRABALHO FAZ UMA ABORDAGEM SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA, EM RELAÇÃO AO DEFICIENTE VISUAL, ATRAVÉS DE IMAGENS EM ALTO RELEVO. O OBJETIVO DA PESQUISA É MOSTRAR A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DE BAIXO CUSTO PARA CONSTRUÇÃO SIMPLIFICADA DE GRÁFICOS E ILUSTRAÇÕES QUE PODEM SER CONTEXTUALIZADOS NA DISCIPLINA DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO COM A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS TÁTEIS, DESENVOLVIDA PELO PRÓPRIO PROFESSOR DE QUÍMICA. O TRABALHO FOI DESENVOLVIDO A PARTIR DA ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DOCENTE DE QUÍMICA E SUAS DIFICULDADES NA PRODUÇÃO DE MATERIAIS IMPRESSOS EM BRAILLE A TEMPO HÁBIL DE USO PELOS DISCENTES INCLUSOS EM SALAS REGULARES DE ENSINO. OS RESULTADOS MOSTRARAM EXCELENTE INTERAÇÃO DOS ALUNOS COM OS MATERIAIS, FÁCIL ACESSIBILIDADE, ALÉM DE SER UMA FERRAMENTA ÚTIL, CAPAZ DE MOTIVAR O ALUNO NA SUA INDEPENDÊNCIA DE COMPREENSÃO E APOIO AS AULAS E AVALIAÇÕES.