O PROCESSO DE LETRAMENTO NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) TRAZ DIVERSOS DESAFIOS, TANTO PARA OS DOCENTES QUANTO PARA OS DISCENTES. DETERMINADAS PRÁTICAS TÊM SE MOSTRADO INEFICIENTES PARA PROMOVER O EFETIVO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E A INSERÇÃO DESTES EDUCANDOS AO UNIVERSO DA LEITURA, SENDO IMPRESCINDÍVEL A ADOÇÃO DE NOVAS METODOLOGIAS E ADEQUADA SELEÇÃO DOS MATERIAIS A SEREM TRABALHADOS EM SALA DE AULA. COM ISSO, ESTA PESQUISA OBJETIVA ANALISAR, MEDIANTE REVISÃO LITERÁRIA, NOVAS METODOLOGIAS E PRÁTICAS DE ENSINO NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO ENSINO FUNDAMENTAL II E NO ENSINO MÉDIO. FOI POSSIVEL PERCEBER QUE A EJA É UMA EDUCAÇÃO POSSÍVEL E EFICIENTE QUANDO UTILIZADAS METODOLOGIAS QUE SE ADEQUEM AO SEU PÚBLICO-ALVO, BEM COMO, DOCENTES DEVIDAMENTE QUALIFICADOS E COM FORMAÇÃO CONTINUADA ESPECÍFICA PARA LECIONAR NESTA MODALIDADE DE ENSINO, SENDO NECESSÁRIO A CONTRIBUIÇÃO DE TODOS AS ESFERAS ADMINISTRATIVAS PARA ATINGIR O NIVEL DE ENSINO E PREPARO NECESSÁRIO, TANTO PARA DOCENTE QUANTO PARA DISCENTES.