ESTA PESQUISA APRESENTA UMA BREVE DISCUSSÃO SOBRE QUESTÕES RELACIONADAS A FORMAÇÃO DO PROFESSOR NO QUE TANGE AS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA A PARTIR DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC). ATUALMENTE ESTAMOS PASSANDO POR UMA NOVA FASE NO CENÁRIO EDUCATIVO COM A IMPLEMENTAÇÃO DO DOCUMENTO NORMATIVO, A BNCC, QUE TEM COMO OBJETIVO DIRECIONAR A EDUCAÇÃO BRASILEIRA PARA A FORMAÇÃO DE CIDADÃOS VISANDO A CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE DEMOCRÁTICA, JUSTA E INCLUSIVA. A INSERÇÃO DA BASE, TRAZ MUDANÇAS EM DIVERSOS CAMPOS, INCLUSIVE NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR E CONSEQUENTEMENTE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. ACREDITANDO NAS OPORTUNIDADES E APONTANDO OS DESAFIOS QUE PERMEIAM A IMPLANTAÇÃO DO DOCUMENTO DIRECIONAMOS NOSSO OLHAR PARA AS MUDANÇAS NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DO PROFESSOR, POIS OS MESMOS AINDA NÃO ESTÃO PRONTOS PARA INSERIR ESSAS TRANSFORMAÇÕES NA SALA DE AULA. DE CARÁTER QUALITATIVO, A METODOLOGIA ADOTADA É PAUTADA NA PESQUISA DOCUMENTAL, SENDO ANALISADOS DOCUMENTOS QUE NORTEIAM A EDUCAÇÃO BRASILEIRA E MAIS ESPECIFICAMENTE O TEXTO DA BNCC. PERCEBEMOS QUE NESSE MOMENTO, MAIS ESFORÇOS SERÃO NECESSÁRIOS PARA ALCANÇAR A MELHORIA NA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO DE FORMA INCLUSIVA PARA TODOS. AS IMPLICAÇÕES PARA O PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM PRECISAM PARTIR DO QUE OS ALUNOS DEVEM APRENDER NA EDUCAÇÃO BÁSICA ASSOCIANDO TANTO OS SABERES QUANTO A CAPACIDADE DE MOBILIZÁ-LOS E APLICÁ-LOS. VALE SALIENTAR QUE ESTE TRABALHO TRATA DE UMA REFLEXÃO SOBRE A BNCC, E APONTA PARA A NECESSIDADE DE ESTUDOS E PESQUISAS APROFUNDADAS, TENDO EM VISTA QUE A DISCUSSÃO É RECENTE E DE GRANDE RELEVÂNCIA PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA.