IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA A PARTIR DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 56905 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 707 "inscrito_id" => 1063 "titulo" => "IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA A PARTIR DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR" "resumo" => "ESTA PESQUISA APRESENTA UMA BREVE DISCUSSÃO SOBRE QUESTÕES RELACIONADAS A FORMAÇÃO DO PROFESSOR NO QUE TANGE AS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA A PARTIR DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC). ATUALMENTE ESTAMOS PASSANDO POR UMA NOVA FASE NO CENÁRIO EDUCATIVO COM A IMPLEMENTAÇÃO DO DOCUMENTO NORMATIVO, A BNCC, QUE TEM COMO OBJETIVO DIRECIONAR A EDUCAÇÃO BRASILEIRA PARA A FORMAÇÃO DE CIDADÃOS VISANDO A CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE DEMOCRÁTICA, JUSTA E INCLUSIVA. A INSERÇÃO DA BASE, TRAZ MUDANÇAS EM DIVERSOS CAMPOS, INCLUSIVE NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR E CONSEQUENTEMENTE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. ACREDITANDO NAS OPORTUNIDADES E APONTANDO OS DESAFIOS QUE PERMEIAM A IMPLANTAÇÃO DO DOCUMENTO DIRECIONAMOS NOSSO OLHAR PARA AS MUDANÇAS NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DO PROFESSOR, POIS OS MESMOS AINDA NÃO ESTÃO PRONTOS PARA INSERIR ESSAS TRANSFORMAÇÕES NA SALA DE AULA. DE CARÁTER QUALITATIVO, A METODOLOGIA ADOTADA É PAUTADA NA PESQUISA DOCUMENTAL, SENDO ANALISADOS DOCUMENTOS QUE NORTEIAM A EDUCAÇÃO BRASILEIRA E MAIS ESPECIFICAMENTE O TEXTO DA BNCC. PERCEBEMOS QUE NESSE MOMENTO, MAIS ESFORÇOS SERÃO NECESSÁRIOS PARA ALCANÇAR A MELHORIA NA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO DE FORMA INCLUSIVA PARA TODOS. AS IMPLICAÇÕES PARA O PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM PRECISAM PARTIR DO QUE OS ALUNOS DEVEM APRENDER NA EDUCAÇÃO BÁSICA ASSOCIANDO TANTO OS SABERES QUANTO A CAPACIDADE DE MOBILIZÁ-LOS E APLICÁ-LOS. VALE SALIENTAR QUE ESTE TRABALHO TRATA DE UMA REFLEXÃO SOBRE A BNCC, E APONTA PARA A NECESSIDADE DE ESTUDOS E PESQUISAS APROFUNDADAS, TENDO EM VISTA QUE A DISCUSSÃO É RECENTE E DE GRANDE RELEVÂNCIA PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa e ensino da Matemática" "palavra_chave" => "BNCC, FORMAÇÃO DO PROFESSOR, MATEMÁTICA, ENSINO E APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA1_ID1063_24072019225327.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAIANA ESTRELA FERREIRA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "DAIANA ESTRELA" "autor_email" => "daiana.estrela@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 56905 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 707 "inscrito_id" => 1063 "titulo" => "IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA A PARTIR DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR" "resumo" => "ESTA PESQUISA APRESENTA UMA BREVE DISCUSSÃO SOBRE QUESTÕES RELACIONADAS A FORMAÇÃO DO PROFESSOR NO QUE TANGE AS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA A PARTIR DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC). ATUALMENTE ESTAMOS PASSANDO POR UMA NOVA FASE NO CENÁRIO EDUCATIVO COM A IMPLEMENTAÇÃO DO DOCUMENTO NORMATIVO, A BNCC, QUE TEM COMO OBJETIVO DIRECIONAR A EDUCAÇÃO BRASILEIRA PARA A FORMAÇÃO DE CIDADÃOS VISANDO A CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE DEMOCRÁTICA, JUSTA E INCLUSIVA. A INSERÇÃO DA BASE, TRAZ MUDANÇAS EM DIVERSOS CAMPOS, INCLUSIVE NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR E CONSEQUENTEMENTE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. ACREDITANDO NAS OPORTUNIDADES E APONTANDO OS DESAFIOS QUE PERMEIAM A IMPLANTAÇÃO DO DOCUMENTO DIRECIONAMOS NOSSO OLHAR PARA AS MUDANÇAS NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DO PROFESSOR, POIS OS MESMOS AINDA NÃO ESTÃO PRONTOS PARA INSERIR ESSAS TRANSFORMAÇÕES NA SALA DE AULA. DE CARÁTER QUALITATIVO, A METODOLOGIA ADOTADA É PAUTADA NA PESQUISA DOCUMENTAL, SENDO ANALISADOS DOCUMENTOS QUE NORTEIAM A EDUCAÇÃO BRASILEIRA E MAIS ESPECIFICAMENTE O TEXTO DA BNCC. PERCEBEMOS QUE NESSE MOMENTO, MAIS ESFORÇOS SERÃO NECESSÁRIOS PARA ALCANÇAR A MELHORIA NA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO DE FORMA INCLUSIVA PARA TODOS. AS IMPLICAÇÕES PARA O PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM PRECISAM PARTIR DO QUE OS ALUNOS DEVEM APRENDER NA EDUCAÇÃO BÁSICA ASSOCIANDO TANTO OS SABERES QUANTO A CAPACIDADE DE MOBILIZÁ-LOS E APLICÁ-LOS. VALE SALIENTAR QUE ESTE TRABALHO TRATA DE UMA REFLEXÃO SOBRE A BNCC, E APONTA PARA A NECESSIDADE DE ESTUDOS E PESQUISAS APROFUNDADAS, TENDO EM VISTA QUE A DISCUSSÃO É RECENTE E DE GRANDE RELEVÂNCIA PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa e ensino da Matemática" "palavra_chave" => "BNCC, FORMAÇÃO DO PROFESSOR, MATEMÁTICA, ENSINO E APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA1_ID1063_24072019225327.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAIANA ESTRELA FERREIRA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "DAIANA ESTRELA" "autor_email" => "daiana.estrela@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }