O PRESENTE TRABALHO VISA RELATAR A IMPORTÂNCIA DOS USO DE MAPAS CONCEITUAIS (MCS) PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA. ONDE ESTES PODEM SE TORNAR UMA IMPORTANTE FERRAMENTA PARA A EXPLORAÇÃO DE VÁRIOS CONTEÚDOS. VISANDO A IMPORTÂNCIA DE TAL RECURSO, ESTÁ SENDO ELABORADO ATIVIDADES QUE POSSAM AJUDAR OS ALUNOS NOS ESTUDOS PARA O ENEM, ONDE OS MAPAS CONCEITUAIS SERVIRÃO PARA A REVISÃO E RETOMADA DE CONCEITOS IMPORTANTES. COM ISSO, ESSE TRABALHO É UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA CONSTRUÇÃO DESSAS ATIVIDADES. COM A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA FOI PERCEPTÍVEL QUE O ENSINO, POR MEIO DESSES RECURSOS, POSSIBILITAM A MUDANÇA DA METODOLOGIA DE AULA, A OTIMIZAÇÃO DO TEMPO DE EXPLORAÇÃO DE CONTEÚDOS, BEM COMO TRABALHAR OS CONCEITOS E AS SUAS RELAÇÕES, UMA VEZ QUE ESSA ALTERNATIVA ESTÁ SENDO EMPREGADA NUMA SITUAÇÃO DE REVISÃO. É ESPERADO QUE AS ATIVIDADES CONSTRUÍDAS POSSAM AJUDAR PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, ALÉM DE CONTRIBUIR NAS ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÕES DE PROBLEMAS.