HISTÓRIA EM QUADRINHOS DIGITAL: EXPERIÊNCIAS EXITOSAS DE SEU USO NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 56890 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 62 "inscrito_id" => 645 "titulo" => "HISTÓRIA EM QUADRINHOS DIGITAL: EXPERIÊNCIAS EXITOSAS DE SEU USO NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA" "resumo" => "DISCUTIMOS NESTE A PESQUISA REALIZADA EM NOSSO PROJETO PIBIC/CNPQ/UEPB E EM NOSSO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC, A QUAL POSSIBILITOU INVESTIGAÇÃO DO USO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS DIGITAL (HQD) COMO PROPOSTA METODOLÓGICA NOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA. COM ISSO, RELATAMOS SOBRE O MINICURSO QUE MINISTRAMOS EM 2018 NO III ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA ORGANIZADO PELO CCT/UEPB, OBJETIVANDO EXPLORAR POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS COM O USO DE HQDS NO PROCESSO DE ENSINO. E A APLICAÇÃO DE UMA PROPOSTA DIDÁTICA COM A CONSTRUÇÃO DE HQDS NO MESMO ANO COM ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL MONTE CARMELO, CAMPINA GRANDE, PARAÍBA. UTILIZAMOS OS APLICATIVO EDUCACIONAIS COMICLIFE3 E PIXTON. BASEAMO-NOS TEORICAMENTE NA ARTE SEQUENCIAL DE EISNER E NA TEORIA COGNITIVA DA APRENDIZAGEM MULTIMÍDIA DE MAYER. A PARTIR DE NOSSOS RESULTADOS, PODEMOS AFIRMAR QUE O USO DE HQDS É UMA PROPOSTA METODOLÓGICA IMPORTANTE PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA E QUE A EXPERIÊNCIA DE CONSTRUÇÕES DE HQDS PELOS ALUNOS FOI BEM ACEITA E PROMOVEU UMA MELHOR APRENDIZAGEM MATEMÁTICA. O DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIAS OFERECE UM GRANDE NÚMERO DE POSSIBILIDADES DE DESENVOLVIMENTO CURRICULAR, EM ESPECIAL NA MATEMÁTICA, QUE PODE SER APROVEITADO. ESPERAMOS QUE COM NOSSA PESQUISA MUITOS OUTROS PESQUISADORES, PROFESSORES, GESTORES E EDUCADORES MATEMÁTICOS VENHAM A UTILIZAR HQDS NOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM, DESPERTANDO UM FAZER MATEMÁTICA DIFERENTE E A MINIMIZAR EM SEUS ALUNOS, POR VEZES, O TEMOR, OU ATÉ MESMO A NÃO ATRIBUIÇÃO DE SIGNIFICADO À MATEMÁTICA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 04: Novas tecnologias, pesquisa e Cultura Digital: Desafios e possibilidades" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, HISTÓRIA EM QUADRINHOS DIGITAL, PIBIC, TCC" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA4_ID645_28042019074942.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NAHARA MORAIS LEITE" "autor_nome_curto" => "NAHARA MORAIS" "autor_email" => "nahara2@live.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 56890 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 62 "inscrito_id" => 645 "titulo" => "HISTÓRIA EM QUADRINHOS DIGITAL: EXPERIÊNCIAS EXITOSAS DE SEU USO NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA" "resumo" => "DISCUTIMOS NESTE A PESQUISA REALIZADA EM NOSSO PROJETO PIBIC/CNPQ/UEPB E EM NOSSO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC, A QUAL POSSIBILITOU INVESTIGAÇÃO DO USO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS DIGITAL (HQD) COMO PROPOSTA METODOLÓGICA NOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA. COM ISSO, RELATAMOS SOBRE O MINICURSO QUE MINISTRAMOS EM 2018 NO III ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA ORGANIZADO PELO CCT/UEPB, OBJETIVANDO EXPLORAR POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS COM O USO DE HQDS NO PROCESSO DE ENSINO. E A APLICAÇÃO DE UMA PROPOSTA DIDÁTICA COM A CONSTRUÇÃO DE HQDS NO MESMO ANO COM ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL MONTE CARMELO, CAMPINA GRANDE, PARAÍBA. UTILIZAMOS OS APLICATIVO EDUCACIONAIS COMICLIFE3 E PIXTON. BASEAMO-NOS TEORICAMENTE NA ARTE SEQUENCIAL DE EISNER E NA TEORIA COGNITIVA DA APRENDIZAGEM MULTIMÍDIA DE MAYER. A PARTIR DE NOSSOS RESULTADOS, PODEMOS AFIRMAR QUE O USO DE HQDS É UMA PROPOSTA METODOLÓGICA IMPORTANTE PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA E QUE A EXPERIÊNCIA DE CONSTRUÇÕES DE HQDS PELOS ALUNOS FOI BEM ACEITA E PROMOVEU UMA MELHOR APRENDIZAGEM MATEMÁTICA. O DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIAS OFERECE UM GRANDE NÚMERO DE POSSIBILIDADES DE DESENVOLVIMENTO CURRICULAR, EM ESPECIAL NA MATEMÁTICA, QUE PODE SER APROVEITADO. ESPERAMOS QUE COM NOSSA PESQUISA MUITOS OUTROS PESQUISADORES, PROFESSORES, GESTORES E EDUCADORES MATEMÁTICOS VENHAM A UTILIZAR HQDS NOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM, DESPERTANDO UM FAZER MATEMÁTICA DIFERENTE E A MINIMIZAR EM SEUS ALUNOS, POR VEZES, O TEMOR, OU ATÉ MESMO A NÃO ATRIBUIÇÃO DE SIGNIFICADO À MATEMÁTICA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 04: Novas tecnologias, pesquisa e Cultura Digital: Desafios e possibilidades" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, HISTÓRIA EM QUADRINHOS DIGITAL, PIBIC, TCC" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA4_ID645_28042019074942.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NAHARA MORAIS LEITE" "autor_nome_curto" => "NAHARA MORAIS" "autor_email" => "nahara2@live.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }