O MATERIAL MANIPULÁVEL/CONCRETO É TIDO COMO UMA FERRAMENTA NO ENSINO, O QUAL PODE SER UTILIZADO PARA INTRODUZIR UM DETERMINADO CONTEÚDO OU MOSTRAR UMA RELAÇÃO DO CONCRETO COM O CONTEÚDO A SER ESTUDADO/ENSINADO. PERCEBE-SE QUE O USO DE MATERIAIS CONCRETOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA TEM SE INTENSIFICADO, POIS É PRECISO TORNAR AS AULAS MAIS DINÂMICAS. ENTRETANTO PARA O PROFESSOR USAR TAL RECURSO É NECESSÁRIO QUE ESTEJA BEM PREPARADO, POIS É UM DESAFIO QUE EXIGE A EXPLORAÇÃO, DOMÍNIO DO CONTEÚDO E DAS POTENCIALIDADES DO MATERIAL. O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO PRINCIPAL OBJETIVO FAZER O USO DO MATERIAL MANIPULÁVEL “PRODUTO NOTÁVEL” COMO RECURSO DIDÁTICO PARA RESOLUÇÃO DE EQUAÇÕES DE SEGUNDO GRAU, TORNANDO ASSIM, A SALA DE AULA UM AMBIENTE MAIS AGRADÁVEL. PARA SERMOS MAIS PRECISOS, OBJETIVAMOS INVESTIGAR OS BENEFÍCIOS QUE O USO DE TAL RECURSO TRÁS PARA OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA, ONDE SERÁ APRESENTADO NOS RESULTADOS E DISCUSSÃO. A PESQUISA TEVE CARÁTER ANALÍTICA QUALITATIVA, POIS BUSCOU DIAGNOSTICAR A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DO MATERIAL MANIPULÁVEL “PRODUTO NOTÁVEL” COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. DIANTE DAS REPOSTAS DOS ALUNOS NO QUESTIONÁRIO, NOTA-SE QUE A GRANDE MAIORIA DEMONSTRA MAIS INTERESSE PELA DISCIPLINA QUANDO SE É USADO OUTROS MÉTODOS DE ENSINO. ASSIM, O USO DE NOVAS METODOLOGIAS DESPERTA O INTERESSE DO ALUNO COM A MATEMÁTICA, CONTRIBUINDO PARA UM RESULTADO SATISFATÓRIO DE CONHECIMENTO. ACREDITAMOS QUE O MATERIAL USADO NA PESQUISA TEVE UMA GRANDE ACEITAÇÃO PELOS ALUNOS, FOI TIDO COMO IMPORTANTE PARA A UTILIZAÇÃO NAS AULAS DE MATEMÁTICA.