AS PRIMEIRAS OPINIÕES FUNDAMENTADAS REFERENTES À GEOMETRIA DERAM-SE A PARTIR DE OBSERVAÇÕES SIMPLES DE RECONHECIMENTO DE FIGURAS, COMPARANDO SUAS FORMAS E TAMANHOS, BEM COMO TENDO COMO BASE A NOÇÃO DE DISTÂNCIA E, EM SEGUIDA, O DESENVOLVIMENTO DAS NOÇÕES DE FIGURAS GEOMÉTRICAS, TAIS COMO: TRIÂNGULO, RETÂNGULO E QUADRADO. DESTA FORMA, UTILIZAMOS CANUDOS COMO MATERIAL MANIPULÁVEL OBJETIVANDO FACILITAR A COMPREENSÃO DOS ALUNOS ACERCA DO CONTEÚDO DE CONDIÇÃO DE EXISTÊNCIA DE UM TRIÂNGULO E CLASSIFICAÇÃO DOS TRIÂNGULOS. A PESQUISA SURGIU FUNDAMENTADA NA DIFICULDADE APRESENTADA PELOS ALUNOS NA AULA DE MATEMÁTICA, QUE ABORDAVA O CONTEÚDO DE CONDIÇÃO DE EXISTÊNCIA DE UM TRIANGULO E CLASSIFICAÇÃO DOS TRIÂNGULOS. PARA ISSO, A NOSSA PROPOSTA FOI TRABALHAR A CONDIÇÃO DE EXISTÊNCIA DO TRIÂNGULO, ABORDANDO, PRINCIPALMENTE, O SEU CONCEITO E AS MEDIDAS DOS LADOS A FIM DE EXPLORAR OS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS DOS DISCENTES QUANTO À CLASSIFICAÇÃO DOS TRIÂNGULOS E AUXILIÁ-LOS NO PROCESSO DE ASSIMILAÇÃO ENTRE TEORIA E PRATICA. ESTA PESQUISA FOI REALIZADA EM UMA TURMA DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II, COMPOSTA POR 40 ALUNOS, DA ESCOLA MUNICIPAL PADRE ANTONINO, LOCALIZADA NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE, EM QUE FORAM MINISTRADAS QUATRO MÓDULOS/AULAS DIVIDIDAS EM DOIS MOMENTOS E, EM SEGUIDA, APLICADO UM QUESTIONÁRIO. DADO EXPOSTO, FICOU NOTÓRIO QUE A UTILIZAÇÃO DE MATERIAL MANIPULÁVEL NA AULA DE MATEMÁTICA POSSIBILITA UMA MELHOR COMPREENSÃO DO CONTEÚDO POR PARTE DOS ALUNOS.