FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O BIOMA CERRADO COMO EIXO NORTEADOR DE PROPOSTAS COM ENFOQUE CTSA
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 56874 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 753 "inscrito_id" => 2514 "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O BIOMA CERRADO COMO EIXO NORTEADOR DE PROPOSTAS COM ENFOQUE CTSA" "resumo" => "SENDO CONSIDERADA A MAIS RICA SAVANA NO MUNDO, O CERRADO TAMBÉM É UM DOS BIOMAS MAIS AMEAÇADOS DO BRASIL. CONTRADITORIAMENTE, NOTA-SE QUE MAIOR PARTE DAS AÇÕES PROPOSTAS PARA ESSE BIOMA GERA BENEFÍCIOS SOMENTE NA QUESTÃO TÉCNICA DA CONSERVAÇÃO, NÃO CONTEMPLANDO NENHUMA REFERÊNCIA AOS SEGMENTOS EDUCATIVOS. A PRESENTE INVESTIGAÇÃO TRATA-SE DE UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA E QUESTIONA SE HÁ NECESSIDADE DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA QUE OS PROFESSORES CONSIGAM TRABALHAR PROPOSTAS COM ENFOQUE CTSA USANDO O BIOMA CERRADO COMO EIXO NORTEADOR. CONSTATOU-SE QUE É PRECISO INSTAURAR PROJETOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL QUE SENSIBILIZEM OS ATORES SOCIAIS INSERIDOS AO CERRADO QUANTO AO BIOMA E TODA SUA COMPOSIÇÃO. E É NESTE CENÁRIO QUE SE DESTACA O MOVIMENTO CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE-AMBIENTE (CTSA), QUE É UMA ESTRATÉGIA QUE PERMITE UM APRENDIZADO BASEADO EM TEMAS GERADORES, LIGADOS A METODOLOGIAS QUE POSSIBILITAM O APRIMORAMENTO DA AÇÃO DOCENTE EM SUA PRÁTICA DIDÁTICA. PORÉM, SE TRATANDO DO CERRADO COMO EIXO NORTEADOR, A DINÂMICA DA FORMAÇÃO CONTINUADA POUCO ACONTECE E QUANDO OCORRE, NA MAIORIA DAS VEZES, É BASEADA NO MODELO DA RACIONALIDADE TÉCNICA, SE TRANSFORMANDO EM FORMAÇÃO INSTRUMENTAL E FRAGMENTADA. A PARTIR DE TODA DISCUSSÃO DESENVOLVIDA NESTE TRABALHO, HÁ INDÍCIOS SUFICIENTES PARA ACREDITAR QUE EXISTE A NECESSIDADE DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA QUE OS PROFESSORES CONSIGAM TRABALHAR PROPOSTAS COM ENFOQUE CTSA USANDO O BIOMA CERRADO COMO EIXO NORTEADOR." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 13: Educação em debate" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, CERRADO, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, CTSA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA13_ID2514_29072019143134.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THIAGO WESLEI DE ALMEIDA SOUSA" "autor_nome_curto" => "THIAGO ALMEIDA" "autor_email" => "TSQI@MSN.COM" "autor_ies" => "UFMS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 56874 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 753 "inscrito_id" => 2514 "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O BIOMA CERRADO COMO EIXO NORTEADOR DE PROPOSTAS COM ENFOQUE CTSA" "resumo" => "SENDO CONSIDERADA A MAIS RICA SAVANA NO MUNDO, O CERRADO TAMBÉM É UM DOS BIOMAS MAIS AMEAÇADOS DO BRASIL. CONTRADITORIAMENTE, NOTA-SE QUE MAIOR PARTE DAS AÇÕES PROPOSTAS PARA ESSE BIOMA GERA BENEFÍCIOS SOMENTE NA QUESTÃO TÉCNICA DA CONSERVAÇÃO, NÃO CONTEMPLANDO NENHUMA REFERÊNCIA AOS SEGMENTOS EDUCATIVOS. A PRESENTE INVESTIGAÇÃO TRATA-SE DE UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA E QUESTIONA SE HÁ NECESSIDADE DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA QUE OS PROFESSORES CONSIGAM TRABALHAR PROPOSTAS COM ENFOQUE CTSA USANDO O BIOMA CERRADO COMO EIXO NORTEADOR. CONSTATOU-SE QUE É PRECISO INSTAURAR PROJETOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL QUE SENSIBILIZEM OS ATORES SOCIAIS INSERIDOS AO CERRADO QUANTO AO BIOMA E TODA SUA COMPOSIÇÃO. E É NESTE CENÁRIO QUE SE DESTACA O MOVIMENTO CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE-AMBIENTE (CTSA), QUE É UMA ESTRATÉGIA QUE PERMITE UM APRENDIZADO BASEADO EM TEMAS GERADORES, LIGADOS A METODOLOGIAS QUE POSSIBILITAM O APRIMORAMENTO DA AÇÃO DOCENTE EM SUA PRÁTICA DIDÁTICA. PORÉM, SE TRATANDO DO CERRADO COMO EIXO NORTEADOR, A DINÂMICA DA FORMAÇÃO CONTINUADA POUCO ACONTECE E QUANDO OCORRE, NA MAIORIA DAS VEZES, É BASEADA NO MODELO DA RACIONALIDADE TÉCNICA, SE TRANSFORMANDO EM FORMAÇÃO INSTRUMENTAL E FRAGMENTADA. A PARTIR DE TODA DISCUSSÃO DESENVOLVIDA NESTE TRABALHO, HÁ INDÍCIOS SUFICIENTES PARA ACREDITAR QUE EXISTE A NECESSIDADE DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA QUE OS PROFESSORES CONSIGAM TRABALHAR PROPOSTAS COM ENFOQUE CTSA USANDO O BIOMA CERRADO COMO EIXO NORTEADOR." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 13: Educação em debate" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, CERRADO, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, CTSA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA13_ID2514_29072019143134.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THIAGO WESLEI DE ALMEIDA SOUSA" "autor_nome_curto" => "THIAGO ALMEIDA" "autor_email" => "TSQI@MSN.COM" "autor_ies" => "UFMS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }