O USO DO JOGO REPRESENTANDO FRAÇÕES COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE FRAÇÃO
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 57065 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 312 "inscrito_id" => 850 "titulo" => "O USO DO JOGO REPRESENTANDO FRAÇÕES COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE FRAÇÃO" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO TRAZ UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA FUNDAMENTADA NO USO DO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, EM ESPECIAL O USO DE JOGOS, ABORDANDO DE UMA MANEIRA LÚDICA E INTERATIVA O CONCEITO DE FRAÇÃO, A PARTIR DE SUAS DIFERENTES REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS. DE UMA MANEIRA GERAL, TEM COMO OBJETIVO: APRESENTAR E REFLETIR SOBRE A APLICAÇÃO DO JOGO REPRESENTANDO FRAÇÕES, NO CONTEXTO DA IMPORTÂNCIA DO USO DO LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA NAS ESCOLAS. PARA A CONSTRUÇÃO DO JOGO FOI REALIZADO UM QUESTIONÁRIO COM OS ALUNOS MESTRANDOS DA DISCIPLINA DE LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSOR DA TURMA DE PÓS- GRADUAÇÃO DE ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, LOCALIZADA NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE-PB. ASSIM, A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ABORDADA NA DISCIPLINA SERVIU DE EMBASAMENTO PARA A PRODUÇÃO DESTE ARTIGO. FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO COM OS SUJEITOS PARTICIPANTES DA PESQUISA ATRAVÉS DAS INQUIETAÇÕES QUE SURGIRAM NAS DISCUSSÕES EM SALA ACERCA DA VIVÊNCIA ACADÊMICA E PROFISSIONAL DOS ALUNOS QUE COMPÕE A TURMA, QUE EM SUA MAIORIA ATUA OU JÁ ATUARAM EM SALA DE AULA, TRAZENDO UMA REFLEXÃO SOBRE SE OS PROFESSORES ESTÃO CAPACITADOS PARA TAL ABORDAGEM E A PERSPECTIVA DE MUDANÇAS METODOLOGIAS QUE APROXIME O ALUNO DO SABER MATEMÁTICO. COMO RESULTADO DA PESQUISA SE CONSTATOU A INSEGURANÇA E A NECESSIDADE DE CAPACITAÇÃO DOS PROFESSORES EM RELAÇÃO AO USO DE PRÁTICAS LABORATORIAIS NA VIVÊNCIA ESCOLAR. JÁ SOBRE O JOGO PROPOSTO HOUVE UMA ÓTIMA ACEITAÇÃO COMO PROPOSTA DE METODOLOGIA DE ENSINO DO CONTEÚDO DE FRAÇÃO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa e ensino da Matemática" "palavra_chave" => "LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA, JOGOS, FRAÇÕES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA1_ID850_30062019202907.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KARINA VICENTE DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "KARINA" "autor_email" => "karinaoliveira607@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 57065 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 312 "inscrito_id" => 850 "titulo" => "O USO DO JOGO REPRESENTANDO FRAÇÕES COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE FRAÇÃO" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO TRAZ UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA FUNDAMENTADA NO USO DO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, EM ESPECIAL O USO DE JOGOS, ABORDANDO DE UMA MANEIRA LÚDICA E INTERATIVA O CONCEITO DE FRAÇÃO, A PARTIR DE SUAS DIFERENTES REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS. DE UMA MANEIRA GERAL, TEM COMO OBJETIVO: APRESENTAR E REFLETIR SOBRE A APLICAÇÃO DO JOGO REPRESENTANDO FRAÇÕES, NO CONTEXTO DA IMPORTÂNCIA DO USO DO LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA NAS ESCOLAS. PARA A CONSTRUÇÃO DO JOGO FOI REALIZADO UM QUESTIONÁRIO COM OS ALUNOS MESTRANDOS DA DISCIPLINA DE LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSOR DA TURMA DE PÓS- GRADUAÇÃO DE ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, LOCALIZADA NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE-PB. ASSIM, A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ABORDADA NA DISCIPLINA SERVIU DE EMBASAMENTO PARA A PRODUÇÃO DESTE ARTIGO. FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO COM OS SUJEITOS PARTICIPANTES DA PESQUISA ATRAVÉS DAS INQUIETAÇÕES QUE SURGIRAM NAS DISCUSSÕES EM SALA ACERCA DA VIVÊNCIA ACADÊMICA E PROFISSIONAL DOS ALUNOS QUE COMPÕE A TURMA, QUE EM SUA MAIORIA ATUA OU JÁ ATUARAM EM SALA DE AULA, TRAZENDO UMA REFLEXÃO SOBRE SE OS PROFESSORES ESTÃO CAPACITADOS PARA TAL ABORDAGEM E A PERSPECTIVA DE MUDANÇAS METODOLOGIAS QUE APROXIME O ALUNO DO SABER MATEMÁTICO. COMO RESULTADO DA PESQUISA SE CONSTATOU A INSEGURANÇA E A NECESSIDADE DE CAPACITAÇÃO DOS PROFESSORES EM RELAÇÃO AO USO DE PRÁTICAS LABORATORIAIS NA VIVÊNCIA ESCOLAR. JÁ SOBRE O JOGO PROPOSTO HOUVE UMA ÓTIMA ACEITAÇÃO COMO PROPOSTA DE METODOLOGIA DE ENSINO DO CONTEÚDO DE FRAÇÃO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa e ensino da Matemática" "palavra_chave" => "LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA, JOGOS, FRAÇÕES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA1_ID850_30062019202907.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KARINA VICENTE DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "KARINA" "autor_email" => "karinaoliveira607@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }