EDUCAR PARA A SUSTENTABILIDADE: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA E REFLEXIVA COM ALUNOS DE ESCOLA PÚBLICA EM PATOS, PARAÍBA
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 56770 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 420 "inscrito_id" => 1284 "titulo" => "EDUCAR PARA A SUSTENTABILIDADE: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA E REFLEXIVA COM ALUNOS DE ESCOLA PÚBLICA EM PATOS, PARAÍBA" "resumo" => "O DESCARTE INADEQUADO DE RESÍDUOS SÓLIDOS, AFETA DIRETAMENTE O EQUILÍBRIO AMBIENTAL E INTERVÉM NA SUSTENTABILIDADE DO PLANETA. UMA ALTERNATIVA PARA A GESTÃO SUSTENTÁVEL DESSES RESÍDUOS É A PRÁTICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO AMBIENTE ESCOLAR, PARA DIMINUIR OS IMPACTOS QUE CRESCENTEMENTE, PROVOCAM RISCOS AO MEIO AMBIENTE DEVIDO O CONSUMO EXCESSIVO E DESPERDÍCIO PELA POPULAÇÃO. ESTE ESTUDO OBJETIVOU RELATAR UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA SOBRE A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE PATOS, PARAÍBA. PARTICIPARAM DA PESQUISA 26 ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO PÚBLICO, COM IDADES ENTRE 14 A 16 ANOS. A EXPERIÊNCIA DIDÁTICA CONSISTIU EM DUAS FASES: UMA EXPOSIÇÃO TEÓRICA SOBRE O TEMA “SUSTENTABILIDADE” E POSTERIORMENTE, A CONSTRUÇÃO DE UM JOGO SUSTENTÁVEL COM OS ALUNOS, POR MEIO DE OBJETOS CONSUMIDOS NA ESCOLA, COMO GARRAFAS PETS. OS ESTUDANTES FORAM EMPENHADOS AO DEBATEREM SOBRE AS PERSPECTIVAS E ATITUDES PERCEBIDAS NO COTIDIANO SOBRE OS RESÍDUOS SÓLIDOS. DESENVOLVERAM ATENÇÃO E RESPEITO COM A NATUREZA ATRAVÉS DA REUTILIZAÇÃO DOS MATERIAIS, OBTENDO UMA VISÃO CRÍTICA E PRÁTICAS QUE BUSQUEM SOLUÇÕES PARA REDUZIR OS IMPACTOS AMBIENTAIS. O JOGO SUSTENTÁVEL, A PARTIR DAS GARRAFAS PETS, FOI REALIZADO COM CRIATIVIDADE, ONDE OS ALUNOS RELACIONARAM A PRESERVAÇÃO AMBIENTAL COM O REAPROVEITAMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS. COMPREENDEU-SE QUE A ABORDAGEM DOS TEMAS AMBIENTAIS NA ESCOLA FOI IMPORTANTE PARA UMA MELHOR RELAÇÃO DOS ALUNOS COM O MEIO EM QUE VIVEM. A REUTILIZAÇÃO DE MATERIAIS RECICLÁVEIS PODE SENSIBILIZAR OS ALUNOS PARA A ADOÇÃO DE PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NO SEU COTIDIANO, CONSCIENTES DOS BENEFÍCIOS PROPORCIONADOS À QUALIDADE DE VIDA E AMBIENTAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 07: Ciências da Natureza e suas abordagens" "palavra_chave" => "RESÍDUOS SÓLIDOS, PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS, EDUCAÇÃO AMBIENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA7_ID1284_01072019151557.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAYNÁ KELLY FORMIGA DE MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "THAYNÁ KELLY" "autor_email" => "thaynak98@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 56770 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 420 "inscrito_id" => 1284 "titulo" => "EDUCAR PARA A SUSTENTABILIDADE: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA E REFLEXIVA COM ALUNOS DE ESCOLA PÚBLICA EM PATOS, PARAÍBA" "resumo" => "O DESCARTE INADEQUADO DE RESÍDUOS SÓLIDOS, AFETA DIRETAMENTE O EQUILÍBRIO AMBIENTAL E INTERVÉM NA SUSTENTABILIDADE DO PLANETA. UMA ALTERNATIVA PARA A GESTÃO SUSTENTÁVEL DESSES RESÍDUOS É A PRÁTICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO AMBIENTE ESCOLAR, PARA DIMINUIR OS IMPACTOS QUE CRESCENTEMENTE, PROVOCAM RISCOS AO MEIO AMBIENTE DEVIDO O CONSUMO EXCESSIVO E DESPERDÍCIO PELA POPULAÇÃO. ESTE ESTUDO OBJETIVOU RELATAR UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA SOBRE A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE PATOS, PARAÍBA. PARTICIPARAM DA PESQUISA 26 ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO PÚBLICO, COM IDADES ENTRE 14 A 16 ANOS. A EXPERIÊNCIA DIDÁTICA CONSISTIU EM DUAS FASES: UMA EXPOSIÇÃO TEÓRICA SOBRE O TEMA “SUSTENTABILIDADE” E POSTERIORMENTE, A CONSTRUÇÃO DE UM JOGO SUSTENTÁVEL COM OS ALUNOS, POR MEIO DE OBJETOS CONSUMIDOS NA ESCOLA, COMO GARRAFAS PETS. OS ESTUDANTES FORAM EMPENHADOS AO DEBATEREM SOBRE AS PERSPECTIVAS E ATITUDES PERCEBIDAS NO COTIDIANO SOBRE OS RESÍDUOS SÓLIDOS. DESENVOLVERAM ATENÇÃO E RESPEITO COM A NATUREZA ATRAVÉS DA REUTILIZAÇÃO DOS MATERIAIS, OBTENDO UMA VISÃO CRÍTICA E PRÁTICAS QUE BUSQUEM SOLUÇÕES PARA REDUZIR OS IMPACTOS AMBIENTAIS. O JOGO SUSTENTÁVEL, A PARTIR DAS GARRAFAS PETS, FOI REALIZADO COM CRIATIVIDADE, ONDE OS ALUNOS RELACIONARAM A PRESERVAÇÃO AMBIENTAL COM O REAPROVEITAMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS. COMPREENDEU-SE QUE A ABORDAGEM DOS TEMAS AMBIENTAIS NA ESCOLA FOI IMPORTANTE PARA UMA MELHOR RELAÇÃO DOS ALUNOS COM O MEIO EM QUE VIVEM. A REUTILIZAÇÃO DE MATERIAIS RECICLÁVEIS PODE SENSIBILIZAR OS ALUNOS PARA A ADOÇÃO DE PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NO SEU COTIDIANO, CONSCIENTES DOS BENEFÍCIOS PROPORCIONADOS À QUALIDADE DE VIDA E AMBIENTAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 07: Ciências da Natureza e suas abordagens" "palavra_chave" => "RESÍDUOS SÓLIDOS, PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS, EDUCAÇÃO AMBIENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA7_ID1284_01072019151557.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAYNÁ KELLY FORMIGA DE MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "THAYNÁ KELLY" "autor_email" => "thaynak98@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }