O ENSINO DE MATEMÁTICA NECESSITA DE MUDANÇA, POR ISSO, ACREDITAMOS FORTEMENTE QUE ESSA MUDANÇA DEVA PARTIR PRINCIPALMENTE DO PROFESSOR, ATRAVÉS DA SUA METODOLOGIA DE ENSINO EMPREGADA EM SALA DE AULA. ASSIM, PROPOMOS UMA ATIVIDADE PARA ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA QUE TINHA COMO MISSÃO ENTREVISTAR JOVENS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E 3º ANO DO ENSINO MÉDIO EM RELAÇÃO AO USO DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS, AFIM DE CONSEGUIRMOS DADOS PARA ESTUDAR CONCEITOS BÁSICOS DE ESTATÍSTICA. TIVEMOS COMO OBJETIVO DESSA ATIVIDADE DESENVOLVER UMA PESQUISA ESTATÍSTICA VISANDO O CONHECIMENTO DA REALIDADE EM QUE VIVE COM RELAÇÃO AO PROBLEMA DAS DROGAS JUNTO A ADOLESCENTES E JOVENS DO MUNICÍPIO DE PICUÍ-PB E COMO METODOLOGIA UTILIZAMOS A PESQUISA PARTICIPANTE, ATRAVÉS DO INSTRUMENTO ENTREVISTA, SENDO QUE PARA ANÁLISE DOS DADOS FIZEMOS USO DA TÉCNICA ESTATÍSTICA. COMO RESULTADO FINAL PERCEBEMOS QUE OS ALUNOS SEM MUITAS DIFICULDADES CONSEGUIRAM, ORGANIZAR OS DADOS COLETADOS EM TABELAS E GRÁFICOS, RECONHECENDO AS FREQUÊNCIAS, VARIÁVEIS UTILIZADAS BEM COMO, CALCULARAM, A MÉDIA, MEDIANA E A MODA DE DADOS ESTATÍSTICOS.