SABE-SE QUE A ATIVIDADE DE MONITORIA ESTÁ ENTRE AS MODALIDADES DE AÇÕES EXTRACURRICULARES QUE MAIS PROPORCIONAM A COOPERAÇÃO ACADÊMICA ENTRE DISCENTES E DOCENTES, OFERECENDO UMA OPORTUNIDADE PARA O DISCENTE AMPLIAR SUAS COMPETÊNCIAS PODENDO REPRESENTAR O PRIMEIRO PASSO PARA O SEU INTERESSE PELA ÁREA DA DOCÊNCIA. NESSE SENTIDO, PARTINDO DE UMA EXPERIÊNCIA NA MONITORIA DA DISCIPLINA DE GENÉTICA E BIOLOGIA MOLECULAR, OFERECIDA AO CURSO DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS, PELO INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE (ICBS) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS, APRESENTAMOS UM RELATO DE EXPERIÊNCIA INTEGRATIVA QUE FOI DESENVOLVIDA AO LONGO DO SEMESTRE LETIVO, NO QUAL, A VIVÊNCIA E O CONSEQUENTE AMADURECIMENTO ACADÊMICO FORAM CONSTRUÍDOS ATRAVÉS DESTA PRÁTICA. PARA CONTRIBUIR COM O APERFEIÇOAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA OFERECIDO PELA UNIVERSIDADE E VISANDO A INTERAÇÃO ACADÊMICA, PROFESSOR, MONITOR, ESTUDANTES, BEM COMO, DESENVOLVER AS APTIDÕES ADQUIRIDAS DURANTE A PRÁTICA DA MONITORIA, E AINDA, EVIDENCIAR A RELEVÂNCIA DA TECNOLOGIA QUANDO ESTA É ADAPTADA AOS INTERESSES PEDAGÓGICOS, REALIZAMOS UMA ANÁLISE CONTEXTUALIZADA, BUSCANDO SUBSIDIAR A REFLEXÃO SOBRE OS EFEITOS POSITIVOS DAS INOVAÇÕES NAS PRÁTICAS DE ENSINO, AMPARADAS NAS ATIVIDADES DE MONITORIA.