ENTRE AS CIÊNCIAS DA ÁREA DAS EXATAS, A QUÍMICA, SEGUNDO A MAIORIA DOS DISCENTES, EXIGE UM ALTO NÍVEL DE ABSTRAÇÃO, POIS SE TRATA DE UMA DISCIPLINA DE DIFÍCIL COMPREENSÃO, EM QUE AQUELES NÃO CONSEGUEM ASSOCIÁ-LA AO COTIDIANO, DIFICULTANDO O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. DIANTE DESSA PROBLEMÁTICA, SE FAZ NECESSÁRIO O USO DE METODOLOGIAS INOVADORAS QUE SIRVAM DE AUXÍLIO NA APRENDIZAGEM. DESSA FORMA, VISANDO AJUDAR O GRADUANDO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA (IFPB), CAMPUS JOÃO PESSOA, NO ENTENDIMENTO DE CERTOS CONTEÚDOS QUÍMICOS, O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL – PET QUÍMICA, DESSE MENCIONADO CURSO E INSTITUIÇÃO, APRESENTA COMO UMA DAS ATIVIDADES DE ENSINO, O “CICLO DE PALESTRAS”, EM QUE SÃO APRESENTADAS TEMÁTICAS DIVERSIFICADAS QUE SE RELACIONAM COM A VIVÊNCIA DOS DISCENTES, BUSCANDO REALIZAR UMA INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE A QUÍMICA E OUTRAS DISCIPLINAS. AS METODOLOGIAS UTILIZADAS FORAM A QUALITATIVA E A PARTICIPANTE. AS PALESTRAS FORAM APRESENTADAS PELOS PETIANOS, ESTAS INTITULARAM-SE COMO: “CICLO DE VIDA ESTELAR” E “A QUÍMICA DO CORPO HUMANO”. TAL ATIVIDADE DE ENSINO FOI CAPAZ DE PROPORCIONAR UM GANHO CONSIDERÁVEL PARA A APREENSÃO DO CONHECIMENTO DOS DISCENTES, VISTO QUE O ASSUNTO ABORDADO ESTÁ ALÉM DO DETERMINADO NO CURRÍCULO DO CURSO E, POR SUA VEZ, FAZ MENÇÃO À IMPORTÂNCIA DA QUÍMICA NO DIA A DIA DE CADA PARTICIPANTE. CONTUDO, ATIVIDADES COMO ESSA CORROBORAM PARA UMA EFICAZ APRENDIZAGEM INSTIGANDO UMA BUSCA POR MAIS CONHECIMENTOS DA ÁREA, TORNANDO ASSIM, TAL DISCIPLINA MAIS ATRATIVA, CONSEQUENTEMENTE, TRAZENDO UMA BOA FORMAÇÃO E UM ELEVADO DESENVOLVIMENTO À CRITICIDADE DOS DISCENTES.