EM RAZÃO DA IMPORTÂNCIA QUE AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO REPRESENTAM EM TODOS OS CONTEXTOS, SOBRETUDO, NA EDUCAÇÃO, ESTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO GERAL DISCUTIR SOBRE AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONJUNTURA EDUCACIONAL TRAZENDO À BAILA DA DISCUSSÃO OS CONCEITOS DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM, DESIGN INSTRUCIONAL E RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS E SUAS INFLUENCIAS NESSE MEIO. O ESTUDO SE CARACTERIZOU METODOLOGICAMENTE COMO UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA COM ABORDAGEM QUALITATIVA E UTILIZOU COMO MÉTODO DE COLETA DE DADOS O LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO FEITO POR MEIO DE LIVROS, REVISTAS E ARTIGOS, LIMITADOS A OBRAS DE 2010 ATÉ O ANO ATUAL. O ESTUDO REVELOU A EXISTÊNCIA DE DIVERSOS TIPOS DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM COM DESIGN INSTRUCIONAL ADEQUADO PARA A APRENDIZAGEM E INDICOU A EXISTÊNCIA DE DIVERSOS SITES QUE OFERECEM RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS PARA SEREM USADOS EM SALA. A PESQUISA DENOTOU A IMPORTÂNCIA DE OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO SEREM CONHECEDORES DE TAIS CONCEITOS E FERRAMENTAS PARA UM TRABALHO MAIS EFICAZ EM SUA SALA DE AULA E CHAMA ATENÇÃO AINDA PARA A NECESSIDADE DE OFERTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA QUE OFEREÇAM OPORTUNIDADES DE ACESSO A DISCUSSÕES DESSA NATUREZA.