ESTE TRABALHO OBJETIVA INVESTIGAR O SURGIMENTO DE DIFICULDADES OBSERVADAS ENTRE ALUNOS DO COMPONENTE CURRICULAR ESTRUTURAS DE AÇO NA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO, CENTRO MULTIDISCIPLINAR PAU DOS FERROS, EM RELAÇÃO À INTERPRETAÇÃO DE REPRESENTAÇÕES EM DUAS DIMENSÕES DE ESTRUTURAS TRIDIMENSIONAIS E OS SEUS IMPACTOS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DO COMPONENTE CURRICULAR. TAL INVESTIGAÇÃO FOI REALIZADA COM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, UTILIZANDO COMO FERRAMENTA DE OBTENÇÃO DE DADOS A ENTREVISTA ABERTA COM O DOCENTE E UMA AMOSTRA DE ALUNOS MATRICULADOS NO COMPONENTE CURRICULAR. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE MUITOS ALUNOS POSSUEM A DIFICULDADE MENCIONADA E ELA ACARRETA OUTROS PROBLEMAS NO ÂMBITO DO COMPONENTE CURRICULAR. ASSIM, O SUCESSO DAS AULAS E DO ALUNO, EM PARTES, DEPENDE DESSA PERCEPÇÃO TRIDIMENSIONAL E O IDEAL É O DOCENTE BUSCAR METODOLOGIAS DE ENSINO QUE SUPRAM ESSAS NECESSIDADES DOS ALUNOS.