NESTE ESTUDO TEMOS COMO OBJETIVO IDENTIFICAR NÍVEIS DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (ACT) DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO QUANDO DISCUTEM UMA QUESTÃO SOCIOCIENTÍFICA (QSC) QUE ENVOLVE DESASTRES AMBIENTAIS E ATIVIDADES DE MINERAÇÃO. O CONTEXTO DESTE ESTUDO FOI UMA TURMA DE ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA DA REDE PRIVADA LOCALIZADA NA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE/PE E CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DE DEZOITO ALUNOS COM FAIXA ETÁRIA ENTRE 15 E 17 ANOS. O ESTUDO SEGUIU UMA ABORDAGEM QUALITATIVA DOS DADOS E LANÇOU MÃO DO QUESTIONÁRIO COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS. TRÊS ETAPAS METODOLÓGICAS FORAM DESENVOLVIDAS: ELABORAÇÃO, APLICAÇÃO E ANÁLISE DO QUESTIONÁRIO. NA ELABORAÇÃO DO QUESTIONÁRIO CONSIDERAMOS OS TRÊS NÍVEIS DE ACT: PRÁTICA, CÍVICA, CULTURAL. A APLICAÇÃO DO QUESTIONÁRIO PRECEDEU AO DESENVOLVIMENTO DA INTERVENÇÃO DIDÁTICA SOBRE A QSC EM TELA PARA ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS QUÍMICOS RELATIVOS À TABELA PERIÓDICA E AOS METAIS PESADOS. AS ANÁLISES DOS DADOS CONSIDERARAM COMO CATEGORIAS ANALÍTICAS OS TRÊS NÍVEIS DE ACT. A PARTIR DOS RESULTADOS DAS ANÁLISES, PUDEMOS IDENTIFICAR OS NÍVEIS DE ACT PRÁTICA, CÍVICA E CULTURAL. NESTE SENTIDO, DESTACAMOS DOIS ASPECTOS QUE PODEM TER CONTRIBUÍDO PARA ESTE RESULTADO: ELABORAÇÃO DAS QUESTÕES DIRECIONADAS PARA OS NÍVEIS DE ACT; E QUESTÕES ENVOLVENDO UMA QSC ATUAL QUE ENVOLVEU ASPECTOS MAIS AMPLOS, CARACTERÍSTICOS DAS QSC, OU SEJA, TECNOLÓGICOS, SOCIAIS, ECONÔMICOS ETC., E NÃO APENAS CIENTÍFICOS. NESTA DIREÇÃO, PODEMOS DIZER QUE AS QSC SE CONSTITUI COMO UMA DAS ABORDAGENS DE ENSINO DE CIÊNCIAS, MAIS PARTICULARMENTE, DE ENSINO DE QUÍMICA, COM POTENCIALIDADE PARA PROMOVER A ACT DOS ALUNOS.