A RELEVÂNCIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: AULA DE CAMPO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA
RESUMO
ESTE ESTUDO REALIZA ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR QUE ENSINA CIÊNCIAS NAS ETAPAS INICIAIS DE ESCOLARIZAÇÃO, E É UMA TEMÁTICA QUE VEM CRESCENDO NOS CAMPOS DE PESQUISA. O PEDAGOGO, É AQUELE QUE SE APRESENTA COMO O PROFESSOR PREPARADO PARA A ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, E REQUER EM SUA FORMAÇÃO OS ELEMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS PARA O ENSINO DAS ÁREAS DE CONHECIMENTO, QUE ESTARÃO PRESENTES NOS CURRÍCULOS DESSES SEGMENTOS.O OBJETIVO DESTA PESQUISA É DESTACAR A IMPORTÂNCIA DA AULA DE CAMPO COMO UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA, QUE TRANSCENDE OS LIMITES FÍSICOS DA SALA DE AULA, SENDO UM RECURSO DIDÁTICO, FACILITADOR DA APRENDIZAGEM, EXPLORANDO A SENSIBILIDADE DO CONTATO DIRETO DOS ALUNOS AOS ASPECTOS NATURAIS DO NOSSO AMBIENTE.ESTA PESQUISA FOI DESENVOLVIDA A PARTIR DE UMA AULA DE CAMPO, REALIZADA NO SÍTIO ARQUEOLÓGICO ITACOATIARA, NO MUNICÍPIO DE INGÁ-PB. ESTE TRABALHO CARACTERIZOU-SE COMO SENDO UMA PESQUISA, REALIZADA ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO E DA COLETA DE INFORMAÇÕES SOBRE O MONUMENTO RUPESTRE. PARA A CONSTRUÇÃO DESTE ESTUDO, TEMOS COMO METODOLOGIA UMA PESQUISA COM DIÁRIO DE CAMPO, LEITURAS TEÓRICAS COM AUXILIO NOS ESTUDOS DOS AUTORES COMO: NÓVOA (1995), CHASSOT (2003), DENTRE OUTROS. OS RESULTADOS MOSTRARAM, QUE A AULA DE CAMPO COMO PRÁTICA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS É FUNDAMENTAL, POIS PROPORCIONA AO ALUNADO UMA VISÃO DIFERENTE DO ESPAÇO VIVIDO E ESTUDADO.
PALAVRAS-CHAVES: ENSINO DE CIÊNCIAS. AULA DE CAMPO. PEDAGOGO.