APICULTURA E BIOMA CAATINGA: ANÁLISE DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS INGRESSANTES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL.
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 56501 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 743 "inscrito_id" => 2574 "titulo" => "APICULTURA E BIOMA CAATINGA: ANÁLISE DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS INGRESSANTES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL." "resumo" => "O BIOMA CAATINGA CORRESPONDE A APROXIMADAMENTE 11% DO TERRITÓRIO NACIONAL, SENDO CONSIDERANDO COMO O ÚNICO BIOMA EXCLUSIVAMENTE BRASILEIRO. ESTE BIOMA SOFRE GRAVEMENTE UM PROCESSO DE DEGRADAÇÃO AMBIENTAL, REFORÇANDO A NECESSIDADE DE ATUAR COMO CIDADÃO NA BUSCA DE SOLUÇÕES PARA OS PROBLEMAS AMBIENTAIS. ESTE TRABALHO OBJETIVOU ANALISAR A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ESTUDANTES INGRESSANTES NO CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO EM APICULTURA DO IFRN, DO CAMPUS PAU DOS FERROS/RN, ATRAVÉS DA REPRESENTAÇÃO DE MAPAS MENTAIS ELABORADOS PELOS ESTUDANTES. NA METODOLOGIA FOI SOLICITADO AOS ESTUDANTES QUE REPRESENTASSEM ATRAVÉS DOS MAPAS MENTAIS, O QUE ESTE GRUPO PERCEBIA COMO UM AMBIENTE DE CAATINGA E SUA RELAÇÃO COM A APICULTURA, APRESENTANDO DE FORMA GRÁFICA OS COMPONENTES DO BIOMA. PARA TANTO, OS ESTUDANTES RECEBERAM UMA FOLHA DE PAPEL TIPO A4, NA QUAL ELES DEVERIAM DESENHAR UTILIZANDO O PAPEL COM ORIENTAÇÃO DE PAISAGEM. OBSERVAMOS, ATRAVÉS DAS REPRESENTAÇÕES, UMA PEQUENA RELAÇÃO NA COMPREENSÃO DOS ALUNOS SOBRE A RELAÇÃO A CAATINGA E A APICULTURA, UMA VEZ QUE OS REGISTROS REPRESENTARAM DE BAIXA BIODIVERSIDADE, MESMO QUE ESTUDOS REVELEM O CONTRÁRIO SOBRE O BIOMA. ADEMAIS, OS ALUNOS INGRESSANTES NÃO SOUBERAM RELACIONAR A IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS FLORAIS, EM ESPECIAL DOS VEGETAIS PRESENTES NESTE BIOMA, PARA A ATIVIDADE DA APICULTURA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 08: Ciências Agrárias: o ver, o fazer, o ensinar" "palavra_chave" => "BIOMAS, ATIVIDADE APÍCOLA, ENSINO DE BIOLOGIA, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA8_ID2574_28072019192314.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SEBASTIÃO DE ALENCAR NETO" "autor_nome_curto" => "SEBASTIÃO" "autor_email" => "sebastiaoalencarneto@hotm" "autor_ies" => "IFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 56501 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 743 "inscrito_id" => 2574 "titulo" => "APICULTURA E BIOMA CAATINGA: ANÁLISE DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS INGRESSANTES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL." "resumo" => "O BIOMA CAATINGA CORRESPONDE A APROXIMADAMENTE 11% DO TERRITÓRIO NACIONAL, SENDO CONSIDERANDO COMO O ÚNICO BIOMA EXCLUSIVAMENTE BRASILEIRO. ESTE BIOMA SOFRE GRAVEMENTE UM PROCESSO DE DEGRADAÇÃO AMBIENTAL, REFORÇANDO A NECESSIDADE DE ATUAR COMO CIDADÃO NA BUSCA DE SOLUÇÕES PARA OS PROBLEMAS AMBIENTAIS. ESTE TRABALHO OBJETIVOU ANALISAR A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ESTUDANTES INGRESSANTES NO CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO EM APICULTURA DO IFRN, DO CAMPUS PAU DOS FERROS/RN, ATRAVÉS DA REPRESENTAÇÃO DE MAPAS MENTAIS ELABORADOS PELOS ESTUDANTES. NA METODOLOGIA FOI SOLICITADO AOS ESTUDANTES QUE REPRESENTASSEM ATRAVÉS DOS MAPAS MENTAIS, O QUE ESTE GRUPO PERCEBIA COMO UM AMBIENTE DE CAATINGA E SUA RELAÇÃO COM A APICULTURA, APRESENTANDO DE FORMA GRÁFICA OS COMPONENTES DO BIOMA. PARA TANTO, OS ESTUDANTES RECEBERAM UMA FOLHA DE PAPEL TIPO A4, NA QUAL ELES DEVERIAM DESENHAR UTILIZANDO O PAPEL COM ORIENTAÇÃO DE PAISAGEM. OBSERVAMOS, ATRAVÉS DAS REPRESENTAÇÕES, UMA PEQUENA RELAÇÃO NA COMPREENSÃO DOS ALUNOS SOBRE A RELAÇÃO A CAATINGA E A APICULTURA, UMA VEZ QUE OS REGISTROS REPRESENTARAM DE BAIXA BIODIVERSIDADE, MESMO QUE ESTUDOS REVELEM O CONTRÁRIO SOBRE O BIOMA. ADEMAIS, OS ALUNOS INGRESSANTES NÃO SOUBERAM RELACIONAR A IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS FLORAIS, EM ESPECIAL DOS VEGETAIS PRESENTES NESTE BIOMA, PARA A ATIVIDADE DA APICULTURA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 08: Ciências Agrárias: o ver, o fazer, o ensinar" "palavra_chave" => "BIOMAS, ATIVIDADE APÍCOLA, ENSINO DE BIOLOGIA, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA8_ID2574_28072019192314.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SEBASTIÃO DE ALENCAR NETO" "autor_nome_curto" => "SEBASTIÃO" "autor_email" => "sebastiaoalencarneto@hotm" "autor_ies" => "IFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }